22 de maio de 2024

Nova tecnologia impede o atropelamento de ciclistas por veículos em marcha a ré

Desenvolvida pela Ford Motor Company, sistema Cross Traffic Alert utiliza sensores de proximidade e movimento para frear automaticamente o veículo caso haja risco de colisão

Um dos maiores riscos em se pedalar em ambiente urbano, o atropelamento causado por motoristas dando marcha a ré em seus automóveis pode estar com seus dias contados, graças a uma tecnologia desenvolvida pela Ford Motor Company.

Denominado Cross Traffic Alert, o sistema anti-abalroamento utiliza sensores que funcionam de forma similar ao dos utilizados em carros de luxo para auxiliar no estacionamento, que utilizam ondas de radar para visualizar a distância do veículo em relação a objetos parados.

A principal diferença é que a tecnologia da Ford os sensores também rastreiam objetos em movimento de forma inteligente, alertando ao motorista sobre a aproximação iminente de outros veículos, pedestres e ciclistas. Caso o motorista ignore o alerta, o sistema assume o controle do veículo e aciona os freios automaticamente. 

De acordo com a Ford, o sistema Cross Traffic Alert será oferecido como adicional ao Blind Spot Information System (BLIS), sistema inteligente de detecção, que alerta sobre veículos que se aproximam em situações de pontos cegos para o motorista, e que equipará alguns novos modelos da montadora automotiva norte-americana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização