25 de abril de 2024

Estudantes brasileiros desenvolvem rastreador anti-furto para bicicletas

Fixado ao quadro por parafusos especiais anti-furto, Trackeasier localiza a bicicleta em tempo real utilizando o smartphone do proprietário

Estudantes de engenharia e de Ciência da Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) está desenvolvendo um novo dispositivo de rastreamento por satélites feito especialmente para bicicletas.

TrackeasierBatizado de Trackeasier, o acessório permite localizar bicicletas roubadas em tempo real, por meio de um aplicativo para smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS.

De pequenas dimensões, o equipamento é blindado contra danos externos com um revestimento que lembra um pneu automotivo em sua construção, onde uma malha metálica ultra resistente para evitar tentativas de corte é revestida por duas camadas externas de borracha de alta densidade que impede danos causados por choques. Graças a sua blindagem, o dispositivo foi desenvolvido para resistir a diversas situações que a bicicleta está sujeita no dia a dia como variações de temperatura, sol, água e a sujeira das ruas e estradas.

Parafusos anti-furto que somente podem ser removidos com chaves especiais fixam o Trackeasier em qualquer parte do quadro da bicicleta.

TrackeasierO Trackeasier é alimentado por uma bateria de alto desempenho, que proporciona ao equipamento uma autonomia entre 10 a 15 dias de funcionamento ininterrupto, com um tempo médio de recarga de 5 horas.

Além de sua função rastreadora, é possível utilizar o Trackeasier como alarme para bikes. Caso haja movimentação suspeita na bicicleta estacionada, o dispositivo emite imediatamente uma notificação para o smartphone do proprietário. O aplicativo permite ainda registrar estatísticas de desempenho, compartilhamento de informações sobre rotas e pontos bike friendly e traçar rotas inteligentes com base na segurança e tráfego da região.

Ainda em fase de desenvolvimento e testes, o Trackeasier deverá ser lançado comercialmente em 2017 mediante sistema de assinatura onde, mediante um plano anual de R$19,90 por mês o ciclista terá acesso à todas as funcionalidades da plataforma.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização