10 de setembro de 2024
Hans Becking e Jiri Novak durante prova - Foto: Armin Kustenbruck / Brasil Ride

Hans Becking e Jiri Novak retornam ao Brasil Ride em busca do tricampeonato

Dupla da Superior-Brentjens MTB Racing chega em boa fase, após vitória em prova de três dias em Israel, no dia 1º deste mês

Após conquistarem a fama nas trilhas da Chapada Diamantina com o bicampeonato da Brasil Ride em 2014 e 2015, o holandês Hans Becking e o tcheco Jiri Novak voltam à Bahia para continuarem suas histórias de sucesso na Brasil Ride, desta vez realizada na Costa do Descobrimento, no Sul do estado. A principal ultramaratona de MTB das Américas, entre 15 e 22 de outubro, com sedes no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e na cidade de Guaratinga, cerca de 100 km da cidade litorânea, reúne cerca de 1.500 ciclistas, incluindo os participantes da Maratona do sábado (22), e tem a dupla da Superior-Brentjens MTB Racing como principal favorita ao título.

Dupla com o Champagne da vitória - Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride
Dupla com o Champagne da vitória – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Mesmo com a mudança do local, ambos sabem que não terão vida fácil nos sete dias, com 538,8 km e altimetria acumulada de 10.773 metros. “Só sei de uma única coisa, que de fato a Brasil Ride será muito mais do que apenas uma corrida de etapas, como sempre é em nossas vidas”, destaca Jiri Novak. “Estudei um pouco as rotas. Não sei como será o terreno local, mas se for parecido com o que já tínhamos na Brasil Ride nos últimos anos será tão difícil ou até mais. Logo após o prólogo teremos quatro provas difíceis e longas. Antes tínhamos o Cross Country Olímpico (XCO), antes da metade do evento, o que era uma oportunidade de descansar um pouco do ritmo de maratona”, conta Hans Becking.

Além dos atuais bicampeões, duplas como Tiago Ferreira (POR) e Roel Paulissen (BEL), ambos campeões mundiais de Maratona MTB, Hugo Prado e Lukas Kaufmann (SUI), Samuel Porro (ITA) e Alexey Medvedev (RUS), Luis Leão Pinto (POR) e Soren Nissen (DIN), Halysson Ferreira e Robson Ferreira, e os italianos Damiano Ferraro e Fabian Rabensteiner também prometem brigar pelo título da principal categoria. “Todos anos tëm duplas fortes e nesta edição será mais ainda”, avalia Hans Becking.

“Com todos esses nomes, acredito que Jiri e eu não somos os favoritos. Meu palpite é que os ciclistas da equipe Trek San Marco, com as duplas formadas por Samuel e Alexey, e Damiano e Fabian, podem ser as surpresas. Por terem duas equipes, eles terão mais força como time, o que é um grande diferencial em uma ultramaratona. Nós gostamos de ser azarões e isso já funcionou bem antes”, completa Hans. “Precisamos contar com a sorte e lutar muito até o fim. A Brasil Ride é a corrida de estágios mais difícil do mundo e tudo é possível acontecer”, enaltece Novak.

Se em Porto Seguro os atletas terão todo o conforto local, com ótimos hotéis e lindas praias, em Guaratinga a estrutura será especial, com uma cidade sendo montada pela organização na Fazenda Conjunto Boa Vista, onde estarão acampados atletas e estafe. “Estou ansioso para esta edição. A Brasil Ride é especial, porque somos uma família por sete dias. Ficar juntos e dormir em um acampamento é muito melhor até do que todos dormirmos em um quarto de hotel”, comemora Jiri. “Sinceramente não tenho problemas com isso. Meu foco é único na corrida e nós vamos fazer o máximo para não termos outras preocupações”, finaliza Hans.

Maratona Brasil Ride – Os interessados em participar da Maratona XCM Brasil Ride, marcada para o dia 22 de outubro, em Arraial D’Ajuda, devem apressar-se para não ficar de fora desta verdadeira festa do mountain bike. A competição fará parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride. Para garantir uma vaga na Maratona, basta acessar este link e clicar em Inscrição, que vai até o dia 12 de outubro.

Programação resumida da Brasil Ride

538,8 km, altimetria acumulada de 10.773 metros

  • 15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
  • 16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 m altimetria)
  • 17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
  • 18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
  • 19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
  • 20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 m altimetria)
  • 21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 m altimetria)
  • 22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 m altimetria)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização