25 de maio de 2024

Cidade polonesa inaugura ciclovia que brilha no escuro

Construída com uma mistura de asfalto e partículas luminescentes, a ciclovia é capaz de brilhar no escuro por até dez horas sem a necessidade de fonte de energia

A pequena cidade rural de Olsztyn, na região norte da Polônia, inaugurou no último mês de setembro um trecho de ciclovia que promete aumentar a segurança dos diversos ciclistas da região.

Inspirada na ciclovia holandesa Van Gogh, que utiliza LEDs para criar um belo efeito visual, a ciclovia polonesa, ao contrário desta última, não utiliza nenhum tipo de fonte de luz externa para funcionar.

Ciclovia

Construída com uma mistura de asfalto e partículas luminescentes, a ciclovia é capaz de brilhar no escuro sem a necessidade de fonte de energia. A ciclovia, ainda em fase de testes, é capaz de absorver a luminosidade do sol durante o dia e liberá-la lentamente durante a noite, proporcionando um belo efeito visual na cor azul que contrasta profundamente com a bela paisagem da região, formada basicamente por lagos e florestas.

Ciclovia

De acordo com seus desenvolvedores, a nova ciclovia, que em sua fase de testes possui apenas 100 metros de extensão, pode ficar brilhando de forma autônoma por até dez horas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização