19 de maio de 2024

Ex-piloto de Fórmula 1 conquista ouro no ciclismo 15 anos após acidente que o deixou paraplégico

Italiano Alex Zanardi conquistou a medalha de ouro na prova paraolímpica de contra-relógio em prova disputada com uma handbike

O italiano Alex Zanardi conquistou hoje a medalha de ouro no ciclismo contra-relógio da paraolimpíada Rio 2016.

O ex-piloto da Fórmula 1, de 49 anos, que perdeu suas pernas em um acidente em 2001 em um terrível acidente durante uma prova da categoria CART – uma variante da Fórmula Indy – disputada no Circuito Oval de Lausitz, na Alemanha, confirmou seu favoritismo na classe H5 — para atletas com capacidade limitada nas pernas, nos braços e no tronco. Em Londres 2012, Alex levou o ouro da prova na H4.

Alex completou o percurso com o tempo de 28min36s81, cerca de três segundos mais rápido que o medalhista de prata, o australiano Stuart Tripp, e quase 15 segundos superior ao terceiro colocado, o norte-americano Oscar Sanchez.

Logo após completar a prova, o medalhista contou aos jornalistas sua relação de admiração com o Brasil:

“Ayrton Senna sempre foi minha inspiração e eu tive um privilégio por ter corrido com ele. Tenho uma ótima lembrança do Brasil, onde há 20 anos ganhei minha primeira pole position“, disse Zanardi.

O ouro conquistado hoje foi a quarta medalha do atleta em duas Paraolimpíadas – três ouros e uma prata. Zanardi ainda terá a chance de conquistar amanhã (15) mais duas medalhas no ciclismo de estrada.

“Trata-se de uma outra corrida onde eu posso ir bem. Hoje o [Stuart] Tripp andou muito forte, se preparou. Seja por um minuto ou um segundo, o importante é chegar na frente”, completou.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização