24 de abril de 2024
Julia representando a nova geração - Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

Provas individuais são atração no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior

Competição distribuiu doze títulos nacionais nesta quinta (1º). Ciclistas estão sendo acompanhados de perto pelo técnico da Seleção Brasileira

Com tempo bom e muito sol os ciclistas disputaram o segundo dia de competições no Velódromo Municipal de Maringá (PR). Doze títulos nacionais foram distribuídos com provas individuais que levantaram mais uma vez a torcida que comparece em peso para prestigiar os atletas. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior é destinado para ciclistas atletas entre 12 e 18 anos que competem nas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil e Junior.

Foto: Luis Claudio Antunes / CBC
Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

A prova de perseguição individual abriu o programa de competições com muita disputa pelo menor tempo. Na categoria Infanto-Juvenil, Júlia Constantino, de apenas 14 anos, que defende a equipe Clube Ciclístico Araponguense, ficou com a medalha de ouro fazendo 3min25s779 para completar o percurso de 2.000 metros. Maria Maciel (Clube Ciclístico Araponguense) ficou com a prata (3min33s092) e Vitória Rita (Prefeitura Municipal de Rolândia) levou o bronze (3min21s838). Mostrando muito talento, Julia ainda voltou ao lugar mais alto do pódio na prova Keirin, comemorando o seu segundo ouro. Vitória Batista terminou na segunda colocação e Vitória Rita levou o bronze.

“Estou muito feliz pelos resultados conquistados. O brasileiro é uma prova que treinamos o ano inteiro para participar e chegar com bons resultados é indescritível. Nos próximos dois dias ainda tenho algumas provas para fazer e vou lutar até o meu limite para estar novamente no pódio”, declarou Júlia.

Nas demais provas da perseguição individual, Giovana Montanino (Avulsa) comemorou o título na Juvenil Feminino, Nicolle Wendy (Ciclo Clube Romeo) na Junior Feminino, Brehon Junior (Clube Ciclístico Araponguense) na Infanto-Juvenil Masculino, Pedro Rossi (Clube Maringaense de Ciclismo) na Juvenil masculino e Ricardo Dalamaria (GF Assessoria Esportiva) na Junior Masculino. “Vencer competindo em casa tem um gostinho especial. Receber o carinho da torcida local e da família é muito importante para dar o combustível final durante as provas”, declarou Pedro Rossi.

Pedro Rossi - Foto: Luis Claudio Antunes / CBC
Pedro Rossi – Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

Na prova Keirin, Marcella Pereira (Memorial/Santos) levou a melhor na categoria Juvenil Feminino e Carolina Barbosa (Clube Maringaense de Ciclismo) na Junior Feminino. Já na prova dos 500m contra-relógio da Juvenil Masculino o campeão foi Vinicius Guimarães (Associação Ciclística Desportiva), enquanto Matheus de Oliveira (Liga de Ciclismo de Campos Gerais) venceu na Infanto-Juvenil Masculino e Wender Morais (Clube São José dos Campos) na Junior masculino. A prova Keirin acontece com os atletas iniciando a disputa atrás de uma motocicleta que mantem a velocidade controlada nas primeiras cinco voltas. Nas últimas três voltas os ciclistas pedalam livres para disputar a chegada final.

Nova geração supervisionada – O que não falta no Brasileiro de Pista Juniores 2016 são novos talentos. É empenhada nesse fomento que a Confederação Brasileira de Ciclismo está supervisionando e avaliando todos os atletas das categorias de base. O técnico da seleção brasileira, Emerson Silva, acredita que os jogos olímpicos deixou um legado importante de desenvolvimento e agora é seguir trabalhando para começar a colher os frutos.

“A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil foi muito importante para mostrarmos que temos uma grande capacidade. Conquistamos a vaga olímpica lutando contra grandes potencias e conseguimos recolocar o Brasil nos jogos após 24 anos. Foi um aprendizado e uma experiência única. O velódromo que ficará como legado e os projetos que estamos trabalhando direcionados especificamente para a disciplina serão grandes aliados para o ciclismo de pista brasileiro nos próximos anos. Essa nova geração tem muito potencial e estamos acompanhando de perto todos os atletas que estão se destacando”, declarou Emerson.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização