21 de abril de 2024
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Câmara Municipal de São Paulo aprova projeto de incentivo financeiro a ciclistas

Paulistano que utilizar a bicicleta como meio de transporte no lugar do carro ou do ônibus será recompensado por meio do Bilhete Mobilidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite desta quinta-feira (25) em votação definitiva, o Projeto de Lei de autoria do vereador José Police Neto (PSD) em parceria com a Prefeitura, que propõe a criação do Bike SP, que visa recompensar financeiramente o paulistano que trocar o carro ou o ônibus pela bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho.

A proposta aprovada prevê a concessão de créditos a quem fizer parte do percurso diário de bike, por meio da criação do Bilhete Mobilidade. O cálculo para concessão dos créditos leva em consideração as distâncias, locais e horários percorridos e poderão ser resgatados em dinheiro ou consumidos em uma rede credenciada de serviços.

De acordo com o vereador, a ideia é estimular o uso da bicicleta como meio de locomoção e integrar os diferentes tipos de modais, aliviando assim o fluxo nos ônibus e, ao mesmo tempo, sem adicionar custos ao sistema.

“Cada trabalhador que utilizar a bicicleta como meio de transporte representará agora uma economia geral, que vai ser repassada a ele, ciclista”, diz Police Neto.

“Com o Bike SP, a questão do uso da bicicleta retoma a sua ideia original, que propõe integrar um modal não poluente para a cidade e saudável para o usuário ao sistema geral de transporte do trabalhador. É claro que ao lazer é importante e que a bicicleta é uma ótima opção para isso. Mas a bike é também – e há décadas – um meio de transporte do trabalhador paulistano. É a esse trabalhador que o Bike SP agora passa a atender”, conclui.

A proposta segue agora para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT) e deverá valer somente a partir de 2017, já que ainda dependerá de regulamentação.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização