22 de maio de 2024
Irmãos Alistair e Jonny Brownlee se abraçam após cruzarem a linha de chegada em 1º e 2º lugar

Britânico faz dobradinha com irmão no pódio do triatlo da Rio 2016

Alistair Brownlee e seu irmão Jonny conquistaram as medalhas de ouro e prata para a Grã-Bretanha

Alistair Brownlee conquistou a medalha de ouro da prova de triatlo masculino da Rio 2016 nesta quinta-feira (18), superando seu irmão Jonny e garantindo uma dobradinha britânica, além de familiar.

Com a vitória, o britânico torna-se o primeiro bicampeão consecutivo desta modalidade olímpica que reúne natação, ciclismo e corrida.

Jonny, de 26 anos, terceiro colocado nos Jogos Olímpicos de Londres quatro anos atrás, subiu uma posição e ficou com a prata após ser ultrapassado por seu irmão de 28 anos na corrida de 10 quilômetros que encerra o evento.

A medalha de bronze ficou para o sul-africano Henri Schoeman, a primeira de seu país desde que a modalidade foi incluída nos Jogos, no ano 2000.

O brasileiro Diogo Sclebin concluiu a prova na 41ª colocação, com o tempo de 1:52:32.

Os irmãos mostraram um desempenho digno de entrar nos manuais depois de concluírem a prova de natação de 1,5 quilômetro na praia de Copacabana e controlarem a disputa ciclística de 40 quilômetros.

Eles começaram a corrida de 10 quilômetros com folga, desafiando o calor, e Alistair cruzou a linha de chegada segurando a bandeira nacional do Reino Unido.

“Todos os dias foram muito duros. Acordei com dor todos os dias”, disse o campeão, que passou por uma cirurgia séria no tornozelo no ano passado. “Sabíamos que as duas primeiras voltas de bicicleta seriam cruciais. Passamos as últimas semanas treinando para entrar com tudo, e como entramos”.

“Assim que chegamos na metade eu soube que iríamos ficar com duas medalhas, e depois foi só correr pra terminar”, acrescentou.

“Eu estava bastante confiante de que conseguiríamos o primeiro e o segundo (lugares), mas não sabia em que ordem seria. Eu tive uma pequena vantagem sobre Jonny, mas ele acabou comigo todos os dias no treino. Temos forçado um ao outro ao máximo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização