Fabricante norte-americano de bicicletas aposta forte no ‘super formato’ de rodas 29 Plus
Um dos poucos fabricantes a apostar nas bicicletas no formato 29+ (Plus), a Trek anunciou esta semana um upgrade em sua linha de MTB Trail Stache, que passa a oferecer quadros de fibra de carbono OCLV, como opção aos atuais, construídos em liga de alumínio.Compatível com pneus extra-largos de 29 x 3.0″, as novas Stache 9.6 e 9.8 2017 destacam-se por suas medidas não usuais, necessárias para a acomodação de suas ‘rodas gigantes’. Um bom exemplo disto foi a utilização de um tubo do selim com uma curvatura para trás, acompanhando a roda traseira. Esta solução permitiu a utilização de stays bastante curtos, tornando a Stache ágil o suficiente, apesar de seu tamanho.
A estabilidade e facilidade na transposição de obstáculos deste formato de bike foi potencializado ainda mais com a utilização de chainstays elevado, conceito muito utilizado na década de 90 e que a Trek está trazendo de volta. Este tipo de design de quadro, além de afastar o chainstays do solo, evita também a ocorrência de ‘chicotadas’ causadas pela corrente da transmissão. Além disso, o fato da montagem do chainstay ser assimétrico em relação ao stay inferior esquerdo, aumenta a rigidez estrutural do quadro.
![Detalhe do chainstay elevado assimétrico e do dropout ajustável](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Trek-Stache_01.jpg)
O dropout do quadro é ajustável, permitindo seu ajuste entre 405 e 420mm, além de facilitar a instalação das rodas (a Stache é compatível com rodas ‘comuns’ aro 29″) e de uma eventual transmissão de velocidade única (singlespeed), ou mesmo uma transmissão por correia dentada, graças ao seu chainstay elevado.
O espaço necessário à acomodação dos grossos pneus de 3 polegadas de largura é garantida em parte à combinação entre o eixo de roda no padrão Boost (148mm) em combinação com a utilização de um movimento central PF92.
Em termos de geometria, existem poucas diferenças entre os quadros Stache de carbono e os de alumínio.
Nos modelos de carbono OCLV, a altura do movimento central em relação ao solo é 5mm mais baixa, o que garante uma pilotagem mais agressiva. Já o tubo superior dos modelos em fibra de carbono são 15mm mais longos em relação às Stache com quadros de alumínio.
![Trek Stache 9.6 Carbon](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Trek-Stache_02.jpg)
Todos os modelos Trek Stache contam com garfos de suspensão com 120mm de curso. No modelo topo de linha Stache 9.8 Carbon, o amortecedor utilizado é o novo RockShox Pike 29+. Já a Stache 9.6 Carbon utiliza o garfo RockShox Yari.
![Trek Stache 7 Aluminum](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Trek-Stache_03.jpg)
Além dos modelos em carbono, fazem parte da linha as bicicletas Stache 7 e Stache 5, construídas com quadros de alumínio Alpha Platinum.
![Trek Stache 5 Aluminum](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Trek-Stache_04.jpg)
Além das bicicletas comercializadas completas, a Trek disponibilizará para a venda o quadro avulso da Stache, apenas na versão em carbono OCLV, 400 gramas mais leve que o modelo em alumínio atual. Isto resulta em um peso final de apenas 12,33kg para a Stache 9.8.
![Quadro em carbono OCLV da Trek Stache](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Trek-Stache_05.jpg)
As bicicletas e quadros serão disponibilizados nos tamanhos 15.5, 17.5, 18.5 (este em alumínio apenas), 19.5 e 21.5″.
De acordo com a Trek, o modelo Stache 9.8 Carbon, equipado com grupo SRAM X01 de 1 x 11 velocidades, canote telescópico Bontrager Drop Line e pneus Bontrager Chupacabra será comercializado a partir de setembro pelo preço sugerido de US$ 4.699,99.
Já o modelo base, a Stache 5 terá o preço sugerido de US$ 1.579,99. O quadro avulso em carbono OCLV será vendido por US$ 1.579,99.