18 de abril de 2024

Nova ferramenta permite a montagem de pneus tubulares em poucos segundos

EasyTube possibilita o aumento da produtividade de oficinas e equipes de ciclismo, através da montagem do pneu corretamente alinhada e em pouquíssimo tempo

A RaceOne, marca italiana especializada em acessórios para ciclismo está com uma nova ferramenta em seu catálogo que promete facilitar e muito a vida dos mecânicos de bicicletas. Trata-se do EasyTube, uma ferramenta que permite instalar pneus tubulares em poucos segundos, aumentando a produtividade nas oficinas e, muitas vezes, garantindo o pódio em competições.

Easytube

Cada vez mais utilizado em provas de estrada, velódromo, contra-relógio e até em MTB, os pneus tubulares caracterizam-se por sua leveza, estabilidade e maciez da rodagem – esta última graças à sua alta pressão de trabalho, próxima dos 200psi.

Por outro lado, são de montagem mais complicada que os tradicionais pneus clincher, já que, além de colados na roda, precisam ser ajustados corretamente em seu perfil, tarefa que requer paciência e músculos. Para se ter uma ideia, a montagem de um pneu tubular nas mãos de um mecânico eficiente consome entre três a cinco minutos, tempo este que pode dobrar ou mesmo triplicar em determinadas situações.

Easytube

Ferramenta imprescindível dos mecânicos da equipe de ciclismo Movistar, o EasyTube é composto por dois braços articulados com polias plásticas em suas extremidades. Uma vez fixada no lugar da blocagem da roda, a ferramenta conduz através de suas polias o pneu tubular ao longo do perfil da roda, em um alinhamento perfeito e sem esforço.

De acordo com Tomás Amezaga, mecânico-chefe da Movistar, a utilização do Easytube permite a rápida de literalmente dezenas de rodas em pouquíssimo tempo, algo se suma importância para uma equipe de ciclismo que disputa provas como o Giro d’Italia e o Tour de France.

Desenvolvido para pneus tubulares, o Easytube pode ser utilizado também na montagem de pneus tubeless, em substituição às espátulas.

Easytube

Ainda sem distribuidor no Brasil, a ferramenta de montagem de pneus tubulares RaceOne Easytube é vendida ao preço médio de 154 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização