5 de novembro de 2024

Customização de amortecedor dianteiro reduz peso e aumenta a performance

Cartucho pneumático ND Tuned OVR permite transformar garfos de suspensão das marcas RockShox e Fox em sistemas ‘inteligentes’ de leitura de terreno

Uma empresa portuguesa está revolucionando o mercado de amortecedores para bicicletas com o lançamento do ND Tuned OVR, um sistema de cartucho pneumático destinado a utilização em mountain bike XC, que promete não apenas reduzir substancialmente o peso final do garfo de suspensão, mas também aumentar sua performance através de uma leitura de terreno mais eficiente que os tradicionais banhos de óleo. E mais: Além de aumentar efetivamente o curso da suspensão em até 20%, o ND Tuned OVR funciona como um sistema inteligente, que impede o bombear do amortecedor devido a força das pedaladas.

Com apenas 74 gramas de peso, o cartucho OVR é 226 gramas mais leve que o utilizado nos garfos de suspensão Brain
Com apenas 74 gramas de peso, o cartucho OVR é 226 gramas mais leve que o utilizado nos garfos de suspensão Brain

Embora contribuam significativamente para o aumento do conforto e da dirigibilidade, os amortecedores convencionais via de regra desperdiçam boa parte da força nas pedaladas, em especial nas subidas, quando se pedala em pé. Embora vários modelos venham equipados com sistema de bloqueio (trava), a solução nem sempre é prática, pois exige a intervenção manual do ciclista, que pode se desconcentrar e perder preciosos segundos durante uma competição.

Desenvolvida pelo engenheiro e empresário português Nuno Duarte, o cartucho ND Tuned OVR (Opening Valve Resistence) é compatível com garfos de suspensão RockShox e Fox, onde é instalado em substituição ao sistema hidráulico destes amortecedores.

O sistema OVR pode ser instalado em garfos amortecedores RockShox (Reba e SID) e Fox (linha Float 32) com até 100mm de curso
O sistema OVR pode ser instalado em garfos amortecedores RockShox (Reba e SID) e Fox (linha Float 32) com até 100mm de curso

Uma vez instalado, as vantagens tornam-se evidentes. Além de uma redução drástica de seu peso final (em média 200 gramas), há também um aumento do curso útil entre 15 a 20% em relação a medida original do garfo.

Além disso, a substituição do sistema hidráulico por um cartucho pneumático reduz os custos e intervalos de manutenção em até 40%, já que dispensa as constantes trocas de óleo.

Detalhes das diferenças entre o cartucho pneumático ND Tuned OVR (acima) e os sistemas hidráulicos RockShox de banho de óleo aberto (meio) e semi-aberto da Fox (abaixo)
Detalhes das diferenças entre o cartucho pneumático ND Tuned OVR (acima) e os sistemas hidráulicos RockShox de banho de óleo aberto (meio) e semi-aberto da Fox (abaixo)

Composto por cinco câmaras independentes pressurizadas, o cartucho OVR consegue proporcionar uma performance constante, independentemente do número de horas e a temperatura de funcionamento, já que utiliza nitrogênio – gás inerte e mais estável do que o ar comprimido.

Performance nas trilhas – É nas trilhas entretanto que o sistema OVR brilha soberano. Desenvolvido especificamente com o objetivo de anular os impactos de baixa velocidade causados pela força das pedaladas e funcionar apenas com impactos de alta velocidade (causados pelas irregularidades do terreno), o cartucho ND Tunes OVR funciona como um amortecimento ‘inteligente’, mas sem as desvantagens dos sistemas que utilizam a chamada válvula de inércia.

O que torna este sistema muito bom é que ele consegue fazer a transição de bloqueio para desbloqueio de uma forma muito mais suave do que os comuns sistemas de óleo, já que a compressibilidade do ar permite criar uma ‘almofada de choque’ no primeiro impacto durante a abertura do sistema OVR, assim como na inversão do movimento da compressão para recuperação. Esta almofada de choque faz com que em condições agressivas a suspensão tenha um comportamento muito mais estável e confortável que os sistemas de óleo.

Cartucho OVR instalado em garfo de suspensão RockShox
Cartucho OVR instalado em garfo de suspensão RockShox

Ao contrário do sistema de bloqueio tradicional (trava) de alguns modelos de suspensão, o OVR proporciona apenas um bloqueio parcial e nunca total da suspensão, mesmo quando o OVR está no seu máximo de força, evitando desta forma que o amortecedor possa ser danificado quando o usuário se esquece de abrir a trava durante as descidas.

No Brasil, o ND Tuned OVR é comercializado e instalado exclusivamente pela Bike Suspension Clinic, oficina especializada em amortecedores para bicicletas comandadas pelo experiente engenheiro belga Jean Christophe Braquenier, que leva em consideração o peso do ciclista e o tipo de terreno para customizar individualmente cada cartucho.

Por não possuir trava e já vir da instalação com a pressão previamente calibrada, o OVR é fácil de ser regulado, possuindo apenas dois controles externos, o de limiar da compressão OVR e o de velocidade do retorno.

O cartucho ND Tuned OVR é fácil de ser regulado, possuindo apenas dois controles externos, o de limiar da compressão e o de velocidade do retorno
O cartucho ND Tuned OVR é fácil de ser regulado, possuindo apenas dois controles externos, o de limiar da compressão e o de velocidade do retorno

Segundo Jean, o sistema OVR pode ser instalado em garfos amortecedores RockShox (Reba e SID) e Fox (linha Float 32) com até 100mm de curso.

Embora a manutenção básica (sem a abertura do cartucho) possa ser realizada em qualquer oficina mecânica especializada, é recomendado que a cada 150 horas de uso o amortecedor seja enviado à Bike Suspension Clinic para a revisão do cartucho, que envolve a troca do nitrogênio e o-rings, além da lubrificação interna. Como o sistema OVR não utiliza óleo, além de ambientalmente correta, sua manutenção é barata, se comparada aos amortecedores comuns: apenas 100 reais, incluindo a substituição das peças.

Disponível no Brasil para pronta entrega, o cartucho ND Tuned OVR pode ser adquirido ao preço promocional de R$ 1.500,00, incluindo a instalação (seu preço normal é de R$ 2.500,00.

Especificações

  • Amortecimento 100% pneumático;
  • Sistema mais leve do mercado. (Redução em média 200 gramas)
  • Aumento do curso útil em 15/20%;
  • Anula o bombear da suspensão ao pedalar;
  • Redução em média de 80% do óleo no interior do amortecedor;
  • Redução de custo de manutenção em +/- 40%;
  • Performance constante, independentemente da temperatura de funcionamento e do número de horas de funcionamento;
  • Peso: 74 gramas;
  • Regulagens Externas: Compressão OVR e Rebound;
  • Compatibilidade: Rock Shox Reba/SID e Fox 29″;
  • Material: Alumínio 7050, 7075 (Maquinado CNC);
  • Acabamento: Anodização;
  • Distribuição, vendas e manutenção exclusiva no Brasil: Bike Suspension Clinic (Telefone 83 99873-7592)
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