Brad Tread, de 38 anos, pedalava com um amigo quando foi arremessado de sua bicicleta por um urso grizzly; especialistas afirmam que apesar da ferocidade, este tipo de ataque é raro
Um ciclista foi atacado e morto por um urso nesta quarta-feira (29), enquanto praticava mountain bike em uma trilha no Glacier National Park, no estado norte-americano de Montana.De acordo com a administração do parque, o guarda florestal Brad Tread, de 38 anos, fazia trilha de mountain bike com um amigo quando foi subitamente atacado por um grizzly (Ursus arctos horribilis), sub-espécie de urso pardo nativa do noroeste dos Estados Unidos e do Canadá, que pode atingir até 3 metros de altura e 700kg de peso.
Segundo relato de seu colega, que conseguiu escapar do ataque, Tread foi arremessado a distância de sua bicicleta pelo urso. Após a tragédia, guardas florestais foram ao local do ocorrido, encontrando o corpo sem vida do ciclista, mas nenhum sinal do urso.
Apesar de sua natural agressividade, especialistas destacam que são raros os casos de ataques a humanos envolvendo ursos-pardos. Desde que foi criado, em 1910, o Glacier National Park registrou apenas 10 ocorrências, a última em 1998, quando 3 ursos atacaram e mataram um montanhista.
Este ano, ativistas norte-americanos que lutam pelos direitos dos animais entraram em polêmica contra a Agência Americana para a Pesca e Vida Selvagem devido a intenção desta em anunciar que pretende retirar os ursos grizzly da lista de espécies ameaçadas, permitindo assim a sua caça.