24 de abril de 2024

Bkool Pro Trainer, o simulador que está revolucionando o mercado de rolos de treino

Rolo de treino utiliza software de realidade virtual 3D para permitir a escolha de pedalar por entre mais de 500 mil rotas e provas – incluindo o Giro d’Italia -, de forma individual ou em grupo

A marca espanhola Bkool está disponibilizando no mercado brasileiro um dos mais modernos rolos de treino do mundo, o Bkool Pro Trainer, cujo principal diferencial é a sua integração com um software de realidade virtual 3D, capaz de simular com incrível realismo mais de 500.000 rotas e competições de ciclismo.

Dobrável e pesando 11,6 quilos, o Bkool Pro Trainer pode ser facilmente acomodado, mesmo em pequenos ambientes. É compatível tamanhos de rodas entre 20″ e 29″ e utiliza um sistema magnético para controlar a resistência à pedalada, que pode ser ajustado manualmente ou através do software de simulação de treino. Sua potência máxima é de 1.200 watts, o que simula uma subida de 20% de inclinação.

Bkool Smart Pro
Bkool Smart Pro

Após engatar a bicicleta no rolo, a configuração do equipamento é simples, sem necessidade de calibração prévia. O Pro Trainer possui ótima estabilidade graças à sua base ajustável e, tirando o seu ruído de funcionamento (média de 94 decibéis com pico de 110dB), é bastante confortável.

Tecnologia – O Bkool Pro Trainer vem equipado com um medidor de potência em seu rolo de resistência que fornece com razoável precisão, a potência exercida na pedalada, transmitindo os dados via ANT+ ou WiFi para o computador do usuário ou de seu treinador.

O rolo Bkool Pro Trainer trabalha em conjunto com o software Bkool Simulator para proporcionar treinos em realidade virtual
O rolo Bkool Pro Trainer trabalha em conjunto com o software Bkool Simulator para proporcionar treinos em realidade virtual

Treinamento virtual – O rolo de treino BKool Pro utiliza um software de simulação avançada denominado Bkool Simulator, que permite escolher pedalar virtualmente por entre mais de 500.000 rotas e provas (incluindo o Giro d’Italia) de estrada e velódromo, de forma individual ou em grupo formado por outros usuários do software.

É possível ainda carregar vídeos para reproduzi-los em casa durante os treinos ou baixar arquivos de outros usuários para se sentir apenas como um turista virtual ao redor do mundo, pedalando em diferentes regiões da Europa.

Nos treinos em velódromo, é possível optar pelas modalidades Keirin, Velocidade, Perseguição Individual e por Equipes
Nos treinos em velódromo, é possível optar pelas modalidades Keirin, Velocidade, Perseguição Individual e por Equipes

O menu do software é bastante intuitivo e fornece informações como potência, velocidade, freqüência, tempo e distância do treino ou passeio virtual. Por meio de uma espécie de rede social proprietária, é possível visualizar quem está online e programar um pedal com esses ciclistas, participando de incríveis competições virtuais. Nesse caso, basta apenas navegar pelo menu do software para  para ver quais treinos são mais populares, quantas pessoas já se inscreveram para competir e quando ela ocorrerá.

Por meio do software é possível visualizar quem está online e programar competições virtuais 3D
Por meio do software é possível visualizar quem está online e programar competições virtuais 3D

O BKool Simulator simula com precisão situações de pedaladas em subidas, descidas, aumentando ou reduzindo a resistência do rolo de acordo com a situação. O software chega ao requinte de deixar a bike mais instável durante chuva ou neve e aumenta ou reduz a visibilidade à noite os em treinos em trechos com névoa.

rutas-en-bici-de-noche__v13473

É possível ainda criar um percurso a partir de um arquivo de GPS e transferi-lo para o BKool Simulator.

Distribuído no Brasil com exclusividade pela LaBici, o rolo de treino Bkool Pro Trainer é comercializado ao preço sugerido de R$ 5.990,00 e vem acompanhado cabo de força controle remoto USB ANT+.

O software BKool Simulator pode ser baixado gratuitamente no site da Bkool. No mesmo endereço podem ser baixados também os vídeos de rotas (mediante cadastro).

Para utilização em modo multiplayer e download de rotas extras, é necessária uma assinatura premium, no valor mensal de 12 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização