Vegetal de baixo teor calórico, com apenas apenas 40 calorias por 100 gramas, a Beterraba é uma excelente fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais como o ferro, sódio, potássio e magnésio. Sua cor vermelha é devido à presença de betaína, aminoácido que ajuda na saúde cardiovascular. Além disso, a Beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajudam na digestão.
Ciclistas do mundo inteiro tem incluído o suco de beterraba em suas dietas há anos, mas até pouco tempo a questão da dosagem ainda era um problema, já que ninguém sabia exatamente a quantidade necessária para se perceber um aumento na performance do atleta.
Recentemente, um estudo conduzido por Allen Lim, fundador da Skratch Labs e publicado no Journal of Applied Physiology sugere que um único copo de 280ml de suco de beterraba tomado entre 2 a 3 horas antes do treino ou competição é suficiente para ter um aumento de rendimento na ordem de 15%.
Allen Lim acredita que a alta concentração de nitratos presentes no suco de beterraba aumentam a eficiência corporal, proporcionando uma menor necessidade energética para produzir calor, resultando em uma maior força na pedalada. Segundo ele, o organismo do atleta converte estes nitratos em óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e fornece maior volume de oxigênio para os músculos., além de ter efeito broncodilatador.
Testes – Experimentos monitorados pelos cientistas coordenados por Lim comprovaram que ciclistas que tomaram suco de beterraba antes do treino tiveram uma performance entre 12 a 14% maior do que os atletas que ingeriram uma solução placebo.
Em outro teste, os pesquisadores registraram que cilistas que consumiram 500ml de suco de beterraba durante seis dias consecutivos foram 45 segundos mais rápidos que os demais atletas que não ingeriram o suco. O mais impressionante foi que o teste foi realizado em um percurso de 12km, onde a diferença entre vencer ou perder costuma ser determinada por uma roda de distância.
Benefícios para o coração: Os carotenóides e os flavonóides presentes na Beterraba são poderosos antioxidantes que ajudam na redução do chamado colesterol ruim (LDL) nas artérias, além de prevenir a formação de placas nas artérias. A betaína, um poderoso antioxidante presente na beterraba e que dá a característica cor vermelha ao vegetal, ajuda na redução da homocisteína, que pode ser prejudicial para os vasos sanguíneos.
Receitas
Lim sugere que a melhor maneira de consumir a beterraba para o aumento de performance esportiva é consumi-la crua, na forma de suco, misturada com laranja, cenoura ou abacaxi, como forma de disfarçar seu gosto. O pesquisador sugere o consumo de um copo por dia, durante uma semana.
As sugestões de receitas abaixo utilizam, como base, a beterraba pequena, com aproximadamente 70 gramas ou meia beterraba grande.
Beterraba com cenoura e laranja
Ingredientes
- 1 beterraba;
- 2 laranjas;
- 1 cenoura;
- ½ copo de água.
Modo de preparo
Descasque as laranjas e depois é só bater no liquidificador até que tudo fique bem misturado.
Beterraba e laranja
- 1 beterraba;
- 3 laranjas.
Modo de preparo
Descasque as laranjas e depois bata num liquidificador junto com a beterraba. Não se deve acrescentar água e sim aproveitar o suco da laranja.
Suco de Beterraba com Limão
Ingredientes
- 1 beterraba;
- 1 limão galego;
- 4 colheres de açúcar mascavo;
- 1 e 1/2 copos de água.
Modo de preparo: Descasque o limão e a beterraba e bata-os bem no liquidificador. Após misturar bem, sirva!
Suco detox de beterraba e maçã
- 200 ml de água
- 1 beterraba pequena com casca
- 1 maçã com casca
- Suco de 1 limão
- 1 colher (chá) de gengibre
Modo de preparo
Coloque no liquidificador a água. Bata com a beterraba, a maçã, o suco de limão e o gengibre. Depois de batidos, passe em uma peneira e e sirva.
Contra-indicação – Alguns pesquisadores sugerem que o suco de beterraba pode baixar a pressão arterial portanto, evite o consumo excessivo.