19 de maio de 2024
Ramiro Rincón - Foto: Divulgação

Colombiano Ramiro Rincón é o campeão da 25ª edição do Tour de Santa Catarina

Atletas passaram por 15 municípios e percorreram 633 quilômetros durante os cinco dias de disputas

Depois de competir por cinco dias, passar por 15 municípios e percorrer 633 quilômetros o colombiano Ramiro Rincón, da equipe Pro Cyling Team ADF de Guarulhos, foi o campeão geral da 25ª edição do Tour de Santa Catarina, finalizada neste domingo (24) com o percurso de 90 quilômetros entre Nova Veneza e Bom Jardim da Serra.

Além do troféu geral, Ramiro, que participou da competição pela primeira vez, levou também para casa os troféus de campeão de meta volante e de montanha. Em segundo lugar na classificação geral ficou Gilberto de Veigas Góes, do Avaí/Florianópolis,  que venceu duas etapas e que até a penúltima, no sábado, liderava a competição. Gabriel Machado da Silva, do Clube Dataro de Ciclismo, fechou sua participação em terceiro lugar. Por equipe, no entanto, o Avaí/Florianópolis, ficou com o titulo de campeão geral, seguido do Clube Dataro de Ciclismo, de Curitiba, em segundo, e Memorial/Santos/Fupes em terceiro lugar.

A última etapa neste domingo foi caracterizada por sol forte, vento e emoção na serra do Rio do Rastro com mais de 1.421 metros de altitude. O pelotão formado por oito ciclistas integrando os dois favoritos, Ramiro Rincón e Gilberto Góes, se sobressaíram dos demais atletas. No entanto, no início da Serra do Rio do Rastro, Rincon tomou a dianteira e não perdeu mais a liderança, cruzando a linha de chegada com 2h46min33s, quase cinco minutos à frente do segundo colocado Alan Maniezzo, da equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto.

“Estou encantado com esta competição. Eu não conhecia a Serra do Rio do Rastro e afirmo que ela já é considerada por mim a sétima maravilha do mundo”, disse no pódio Ramiro Rincon. Sobre a vitória na última etapa ele disse: “Estava tranquilo, minha estratégia deu certo e fui campeão. Estou muito feliz em poder participar de uma competição tão importante no Brasil”, finalizou.

João Carlos Andrade, Presidente da Federação Catarinense de Ciclismo considerou a competição positiva: “Deu tudo certo, não houve acidentes entre os atletas, as equipe gostaram das etapas, enfim, saiu tudo dentro do planejado. E fico feliz em poder organizar mais uma vez um evento que está entre os mais importantes do nosso país”, destacou.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização