6 de maio de 2024
Foto: Divulgação / Scott

Conheça a tecnologia por trás dos quadros de carbono Scott Addict

Usadas pelas equipes Orica-Green EDGE e IAM Cycling, as estradeiras da marca suíça estão entre as favoritas dos principais atletas do mundo

Uma das primeiras marcas a usar fibras de carbono nos quadros de bicicletas, a Scott possui a solução para os atletas amadores e profissionais que encaram percursos longos e cheios de subida: a linha Addict. Desenvolvida sob a tecnologia HMF, HMX e HMX-SL, os quadros Scott Addict são leves, estáveis e pesam menos de 1 kg; peças fundamentais na performance de cada ciclista, seja contra seus adversários ou na busca pela superação de seus limites.

Menor peso e mais rigidez resultam em melhor desempenho. O projeto dessa linha desenvolvido na Suíça, atende os mais altos padrões de desempenho, exigido pelos atletas do Pro Tour.

O que é preciso saber para fazer o upgrade para um quadro mais leve na bike e obter essa vantagem nas competições? Veja:

Leveza – Pensar que um quadro de bicicleta chega a pesar menos do que 1 kg parece até loucura, mas é verdade. A leveza da linha Addict – quadros variam de 690g a 890g – faz toda diferença para os ciclistas que vão encarar provas mais longas ou trajetos com subidas muito íngremes. No aclive, qualquer ganho em massa equivale à economia de força. Isso pode fazer toda diferença.

Foto: Divulgação / Scott
Foto: Divulgação / Scott

Referências – Ao lado da Scott Foil, a Addict está entre as favoritas dos melhores ciclistas do mundo. Por isso, os modelos são utilizados pelas equipes Orica-Green EDGE e IAM Cycling nas competições importantes do Pro Tour. A Addict também é bastante popular entre os escaladores. Por pesar tão pouco e ser muito rígida, a bicicleta é a principal escolha entre aqueles que têm muitas subidas pela frente.

Mathew Hayman, campeão da Paris-Roubaix 2016 - Foto: Divulgação / Scott
Mathew Hayman, campeão da Paris-Roubaix 2016 – Foto: Divulgação / Scott

Paris-Roubaix 2016 – Entre os 10 primeiros colocados na Paris- Roubaix estavam três modelos de Scott. Pedalando uma Foil, o australiano Mathew Hayman conquistou o primeiro lugar. Sob uma Scott Solace, o também australiano, Heinrich Haussler terminou na sexta posição. Representando a Letônia, Aleksejs Saramotins ficou na oitava colocação após completar a disputa com a sua Addict. Como podem ver, a eficiência das speeds e dos atletas Scott é comprovada nas pistas.

Tecnologia – Cada modelo de quadro tem sua particularidade. Por exemplo, os quadros Addict 10, 20 e 30 são construídos com fibras HMF com peso aproximado em 890g e o garfo 360g. Já os modelos Team Issue e Premium com fibras HMX pesam aproximadamente 775g e o garfo 305g. O Addict SL (Super Light) é construído com fibras HMX-SL pesando cerca de 680g e o garfo 295g.

Foto: Divulgação / Scott
Foto: Divulgação / Scott

O quadro Addict é uma excelente escolha. No Brasil, a IGP Sports, importadora oficial da Scott, Topeak e Syncros há mais de 20 anos, disponibiliza entre seus lojistas o quadro Addict 10 (carbono HMF). Uma opção para quem quer partir da CR1 para um quadro mais leve. O modelo está disponível por R$ 11.999,90.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização