4 de novembro de 2024
Pódio da 3ª etapa - Foto: Luis Claudio / CBC

Equatoriano vence a 3ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul

Apesar de mudanças no percurso, a disputa foi intensa entre os principais favoritos. Quarta etapa, neste sábado, será a mais longa da edição 2016

A terceira etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul começou agitada na manhã desta sexta-feira (8). Por conta de um protesto que interditou o trânsito entre as estradas RS 020 e RS 239, o percurso de São Francisco de Paula/Campo Bom/São Francisco de Paula foi alterado por recomendação da Policia Rodoviária Estadual do e os ciclistas tiveram que repetir o trajeto da etapa anterior, entre São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula. Mesmo com o imprevisto, os atletas das 18 equipes que participam do evento proporcionaram disputas eletrizantes do começo ao fim, que contou com a vitória do equatoriano Bayron Guama.

“Estou muito feliz por ter conquistado a vitória da etapa. O nível da competição está bastante alto e apesar de estar com mais de um minuto atrás do líder, estarei lutando até o final para defender o título da volta. Sabemos que será muito difícil, mas as próximas duas etapas ainda prometem muitas disputas”, declarou Bayron Guama.

A etapa começou com o pelotão bastante agitado nos primeiros quilômetros. O uruguaio Victor Memoli e os brasileiros Lauro Chaman, Luciano Pinheiro e Gabriel Machado tomaram a iniciativa de abrir a primeira fuga do dia no km 27 e chegaram a alcançar uma vantagem de 1min30s de diferença para o pelotão principal no km 54. Com os líderes imprimindo um ritmo forte, a velocidade média da primeira hora de corrida foi de 53km/h. O uruguaio Victor Memoli foi o vencedor da primeira meta volante, mas o brasileiro Lauro Chaman, medalhista para-panamericano em Toronto/2015 mostrou que está em ótima forma e conseguiu travar uma boa disputa, ganhando a segunda meta volante. Gabriel Machado (Dataro/Gigantec) venceu o único prêmio de montanha do dia.

Volta Ciclística do RS 2016 - Foto: Luis Claudio / CBC
Volta Ciclística do RS 2016 – Foto: Luis Claudio / CBC

Após a fuga ser neutralizada no km82, o pelotão pedalou compacto em alta velocidade, até o uruguaio Diego Gonzalez assumir a liderança isolada da prova, mantendo uma vantagem de um minuto sobre os adversários. Diego venceu a terceira meta volante e seguiu na primeira posição por mais de cinquenta quilômetros, sendo alcançado depois pelo equatoriano Jefferson Cepeda (Team Equador). Os dois ciclistas foram capturados pelo grupo principal faltando cerca de 5 quilômetros para a chegada.

Definição – Com a decisão encaminhada novamente para o sprint final, o atual campeão da Volta Ciclística do RS, Bayron Guama, da equipe Team Equador, não deu chance para os adversários e venceu com o tempo de 3h42min36s. Na segunda colocação terminou o argentino Daniel Omar (Team VIVO – Paraguai), que manteve a liderança da classificação por pontos. O sérvio Ivan Stevic (Start/Vaxes) completou o pódio. Os ciclistas brasileiros também não decepcionaram a torcida e conseguiram ótimos resultados. Rafael Andriato voltou a ser o melhor brasileiro classificado na etapa, terminando na quinta posição, e Murilo Affonso segue firme como líder geral da competição. A camiseta branca com bolinhas vermelhas segue com Alan Maniezzo e na classificação sub-23, Endrigo Pereira é o líder.

Chegada acirrada - Foto: Luis Claudio / CBC
Chegada acirrada – Foto: Luis Claudio / CBC

“Os dias vão passando e cada vez mais ganhamos confiança e motivação para seguir em busca do título. Estar com a liderança acaba aumentando a responsabilidade, mas a minha equipe vem fazendo um trabalho impecável durante todas as etapas. Agora é continuar trabalhando duro e focado nas duas últimas etapas para evitar qualquer surpresa”, destacou o líder Murilo Affonso.

A quarta etapa, marcada para este sábado (9) promete ser mais uma grande chance para os ciclistas brigarem pelo título geral da competição. O percurso de 174 quilômetros de São Francisco de Paula até Farroupilha será o mais longo desta edição. Com isso, os atletas vão precisar de muita concentração e fôlego para vencer a disputa.

Programação

1ª etapa – Quarta-feira (06/04)

  • Novo Hamburgo / São Francisco de Paula – 150km

2ª etapa – Quinta-feira (07/04)

  • São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula – 161km

3ª etapa – Sexta-feira (08/04)

  • São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula – 156km

4ª etapa – Sábado (09/04)

  • São Francisco de Paula / Farroupilha – 174km

5ª etapa – Domingo (10/04)

  • Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha – 156km

Campeões de edições anteriores

2015

  • Individual – Byron Guama (Equador)
  • Equipes – Team Ringeriks/Kraft

2014

  • Individual – José Luis Rodrigues (Chile)
  • Equipes – Funvic/BrasilInvest (Brasil)

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização