25 de maio de 2024

Sender CF, a impressionante bicicleta de DH da alemã Canyon

Novo modelo de downhill conta com novo sistema de suspensão, geometria variável e roteamento interno de cabos e conduítes com sistema de acolchoamento que evita ruídos indesejáveis

Conhecida pela alta qualidade e inovações tecnológicas de suas bicicletas, a marca alemã Canyon apresentou esta semana seu mais novo lançamento, a Sender CF 2017, voltada para o seguimento de MTB Downhill.

Desenvolvida com a colaboração de um dos maiores nomes do DH, o francês Fabien Barel, a nova Sender CD destaca-se por uma série de recursos que a tornam uma das bicicletas mais versáteis e diferenciadas de sua categoria, como geometria variável, roteamento interno acolchoado dos cabos e conduítes e o exclusivo sistema de suspensão MX Link Triple Phase, com 200mm de curso total.

Canyon Sender CF 2017

O quadro da nova Canyon Sender CF é construído a partir de um robusto triângulo dianteiro em fibra de carbono, que atua em conjunto com um basculante traseiro em alumínio. Ambas as partes são unidas mediante um novo sistema de suspensão denominado MX Link, projetado para funcionar com a última geração de amortecedores a ar da Fox.

Inspirado na tecnologia do motocross, a suspensão MX Link foi desenhada para trabalhar com comportamento diferenciado em suas três fases de funcionamento, possibilitando desta forma que seu amortecedor a ar adquira algumas características desejáveis até então somente encontradas nos modelos a mola.

Canyon Sender CF 2017

No início de seu acionamento, a MX Link empurra o amortecedor com mais força, de forma a proporcionar uma maior sensibilidade, resultando em uma leitura de terreno otimizada.

Na metade de seu curso, o amortecedor torna-se mais estável, evitando que seja acionado durante as pedaladas, mas ao mesmo tempo mantendo-se ativa durante as freadas.

Em sua última fase, curva de amortecimento da suspensão MX Link passa a ficar mais progressiva, criando uma sensação de nunca atingir seu curso final.

Geometria variável – Versátil ao extremo, a nova Sender CF 2017 pode ser customizada de acordo com as características de pilotagem e/ou de terreno, através da alteração de sua geometria.

Canyon Sender CF 2017

Mediante a utilização de copos e espaçadores excêntricos na caixa de direção, é possível alterar o ângulo da caixa de direção da Sender para 63º, 64º ou 65º. Além disso, é possível alterar o comprimento dos stays (430 ou 466 milímetros) mediante a inversão do posicionamento de um pivô que sustenta o eixo da roda, de forma a optar por uma maior estabilidade ou agilidade.

Canyon Sender CF 2017

Sem barulho – A atenção aos detalhes não se resume ao aspecto externo, muito bem acabado por sinal. Supra-sumo da engenharia alemã, a Canyon Sender chega ao requinte de utilizar guias internos de cabos com acolchoamento para evitar ruídos indesejados causados pelo chacoalhar de conduítes contra o quadro.

O quadro da Canyon Sender utiliza guias internos de cabos com acolchoamento para evitar ruídos indesejados
O quadro da Canyon Sender utiliza guias internos de cabos com acolchoamento para evitar ruídos indesejados

Protetores de quadro 2C Armour no tubo inferior e até um para-lamas incorporado revelam a preocupação do fabricante em disponibilizar um produto de altíssima qualidade e durabilidade.

Canyon Sender CF 2017

O novo bólido de DH da Canyon será comercializado em três versões, que compartilham o mesmo quadro, com configurações de componentes distintas. No topo da escala temos a Sender CF 9.0, ao preço de 4.799 euros e 16,2 kg de peso total.

Canyon Sender CF 9.0
Canyon Sender CF 9.0

Logo abaixo temos a Sender CF 8.0, com 16,5kg de peso e 4.299 euros de valor de compra.

Canyon Sender CF 8.0
Canyon Sender CF 8.0

Na base da pirâmide temos o modelo de entrada Sender CF 7.0, com seu peso de 17,4kg e o preço de 3.599 euros.

Canyon Sender CF 7.0
Canyon Sender CF 7.0

Especificações

Sender CF 7.0 Sender CF 8.0 Sender CF 9.0
Quadro Canyon Sender CF Canyon Sender CF Canyon Sender CF
Cores Abyss Blue / Volcano Red Stealth / Volcano Red Stealth / Abyss Blue
Caixa de direção Acros AZX-227 Acros AZX-227 Acros AZX-227
Amortecedor dianteiro Fox 40 Float Performance Elite FIT4 LSC RockShox Boxxer Team Fox 40 Float Factory FIT4 HSC/LSC
Amortecedor traseiro Fox Float X2 Performance Elite RockShox Vivid Air R2C Fox Float X2 Factory
Câmbio traseiro Shimano Zee Shadow Plus SRAM X01 DH SRAM X01 DH
Passador Shimano Zee SRAM X01 DH SRAM X01 DH
Freios Shimano Zee SRAM Guide RSC SRAM Guide RSC
Rodas DT Swiss FR 2020 e*thirteen LG1+ DT Swiss FR 1950
Pneus Maxxis Minion DHR II 3C Maxx Grip DW Maxxis Minion DHR II 3C Maxx Grip DW Maxxis Minion DHR II 3C Maxx Grip DW
Cassete Shimano Zee SRAM XG 795 / X01 DH SRAM XG 795 / X01 DH
Pedivela Shimano Zee e*thirteen LG1+  Race Face Atlas Direct Mount
Relação 36 / 11-25 36 / 10-24 36 / 10-24
Guia de corrente e*thirteen LG1+ Taco e*thirteen LG1+ Taco e*thirteen LG1+ Taco
Movimento central Shimano Zee e*thirteen Race Face
Mesa Renthal Integra 45/50 mm Renthal Integra 45/50 mm Renthal Integra 45/50 mm
Guidão Renthal FatBar 780 mm Renthal FatBar 780 mm Renthal FatBar 780 mm
Manoplas DHX Grips DHX Grips DHX Grips
Selim SDG I Fly SDG I Fly SDG I Fly
Blocagem do selim Canyon Sender Integrated Canyon Sender Integrated Canyon Sender Integrated
Canote do selim SDG Micro I Beam SDG Micro I Beam SDG Micro I Beam
Peso(KG / LBS)  17.4 / 38.36 16.5 / 36.38 16.2 / 35.71
Preço (em euros) 3.599 4.299 4.799

De acordo com a Canyon, as novas bicicletas Sender CF serão disponibilizadas a partir do próximo semestre, diretamente pelo site de vendas do fabricante.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização