19 de maio de 2024
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Rio de Janeiro será sede do maior encontro de mobilidade ciclística do mundo

Velo City Global 2018 reunirá técnicos e políticos da administração, empresários e membros da sociedade civil para discutir soluções e promover o uso da bicicleta como meio de transporte

A cidade do Rio de Janeiro sediará em 2018 o maior evento do mundo sobre mobilidade em bicicletas, a Velo City Global. Esta será a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul.

Organizado pela Federação Europeia de Ciclismo (ECF, em inglês) o congresso bienal reunirá durante quatro dias técnicos e políticos da administração, empresários e membros da sociedade civil para discutir soluções e promover o uso da bicicleta como meio de transporte.

De acordo com a ONG Transporte Ativo, que está trazendo o evento para o Brasil, o Velo City Rio 2018 é o coroamento de uma longa trajetória que teve início na cidade alemã de Munique em 2007, com a primeira participação de uma delegação brasileira no encontro.

O tema ganhou força em 2010, por ocasião da realização da primeira edição do Velo City Global, em Copenhague, Dinamarca, quando o Rio de Janeiro pleiteou sediar a edição 2014 do evento e chegando a ficar entre as 3 possíveis sedes, mas a escolhida acabou sendo Adelaide na Austrália.

Ao todo, foram mais de 6 anos nos quais a Prefeitura do Rio e a entidade organizadora dialogaram para a realização do encontro na cidade, que resultaram na oficialização do Velo City Global 2018 Rio de Janeiro.

No encontro, são esperadas a participação direta ou  indireta de cerca de três mil pessoas de diversas cidades do mundo que, durante o mês de junho se reunirão para debater todos os temas relacionados à bicicleta, como ciclovias, ciclofaixas, infraestrutura, negócios, logística, segurança, lazer, saúde, cultura e inclusão.

Com informações do Transporte Ativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização