7 de maio de 2024
Foto: SMTT

Caju Bike completa dois anos em Aracaju com mais de 133 mil viagens realizadas

Sistema de compartilhamento de bicicletas é composto por 20 estações inteligentes e 240 bicicletas espalhadas pela capital sergipana

Implantado em Aracaju há dois anos pela Prefeitura Municipal, em parceria com as empresas NET e Serttel, o sistema de compartilhamento de bicicletas Caju Bike completa dois anos de atividade com 133 mil utilizações, segundo informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Inicialmente, a proposta era desenvolver um meio de locomoção que facilitasse o acesso rápido a um destino muito longe para ir a pé e perto pra ir de carro. Com o sucesso do sistema, atualmente são realizadas uma média de 180 viagens por dia e entre 10 e 11 viagens por hora, das 6h às 22h.

Foto: SMTT
Foto: SMTT

O Caju Bike é composto por 20 estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless alimentadas por energia solar e distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os clientes cadastrados podem retirar uma das 240 bicicletas disponíveis para utilizá-la em seus trajetos. Para utilizar o sistema, basta realizar o download do aplicativo do Caju Bike, disponível no site oficial do sistema nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone (em breve).

Foto: Cajubike
Foto: Cajubike

A cada dia, mais pessoas se cadastram no sistema e passam a usufruir das bicicletas, principalmente como forma de lazer e até mesmo como um meio de fugir do trânsito das grandes avenidas. Além disso, o modal é um transporte público, rápido e não poluente. Desde a sua implantação, o sistema evitou a emissão de 48.19 toneladas/crédito de CO² e teve apenas um furto com danos a estação registrado.

Para o superintendente da SMTT Nelson Felipe, há muito a ser comemorado no segundo aniversário do sistema de compartilhamento de bicicletas Caju Bike:

“Em Aracaju, assim como em muitas capitais, a proposta do modal cicloviário tem sido uma alternativa para ampliar a estrutura viária, além de transformar a bicicleta de aluguel em transporte numa solução atrativa como veículo sustentável e não poluente. Temos muito que comemorar nesses dois anos. Já possuímos 20 estações e 240 bicicletas disponíveis para o cidadão. Além disso, podemos destacar a significativa redução da emissão de CO² e apenas um registro de dano e furto”, comemora Nelson.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização