18 de abril de 2024

Micro cadeado impede o roubo de peças e componentes da bicicleta

Instalado dentro da cavidade dos parafusos allen, cadeado Hexlox torna virtualmente impossível a remoção dos componentes da bike sem uma chave personalizada

Prender uma bicicleta com cadeados em um paraciclo pode até impedir seu roubo, mas não necessariamente de suas peças e componentes, já que um ladrão equipado com uma simples chave allen pode muito bem se apropriar de selins, guidões, câmbios e freio de uma bicicleta desprotegida.

Hexlox

Foi pensando nisto que uma pequena empresa startup de Berlim criou o Hexlox, um minúsculo cadeado que, uma vez instalado na cavidade dos parafusos de fixação dos componentes da bike torna virtualmente impossível sua remoção sem o uso de uma chave especial personalizada.

Hexlox

O princípio de funcionamento do Hexlox é, no mínimo engenhoso. Trata-se de um forte magneto que, uma vez inserido na cavidade na cavidade de um parafuso allen fixa-se fortemente ao fundo. Seu desenho externo, em forma de ogiva, impede sua remoção mesmo com o uso de pinças ou alicates. Para impedir que o ladrão utilize um imã para retirá-lo, a parte externa do Hexlox possui uma blindagem magnética.

Pesando apenas 2 gramas e disponível para utilização em parafusos de 4mm, 5mm e 6mm, o Hexlox pode ser usado para proteger praticamente qualquer componente da bicicleta sem adicionar peso perceptível. Caso a bicicleta utilize rodas com blocagens para chaves allen ao invés dos modelos quick-releases, é possível também protegê-las.

Hexlox

Cada cadeado pode ser instalado em menos de três segundos e uma vez em seu lugar sua remoção só será possível com uma chave única, fabricada especialmente para o dono da bike. Além da chave, cada cadeado Hexlox vem acompanhado de um cartão com um código de três dígitos para que o proprietário possa solicitar a fabricação de uma nova chave caso necessário.

Hexlox

Construído em aço inoxidável de grau 360, resistente a impactos, oxidação, e à condições climáticas adversas, o que garante sua durabilidade.

Hexlox

Para viabilizar sua produção em escala industrial, os desenvolvedores do Hexlox estão captando recursos financeiros através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde o produto poderá ser adquirido antecipadamente ao preço de 21 euros (cerca de 89 reais). O valor inclui um par de cadeados e uma chave. Caso a campanha de arrecadação dê certo, o envio terá início entre maio e junho deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização