16 de setembro de 2024
Foto: Pedro Cury / Divulgação / Shimano

Isabella Lacerda enfrenta desafio na Europa em busca de pontuação para a Rio 2016

Ciclista mineira disputa neste fim de semana, na Grécia, a Hellas – Salamina Island MTB XCO

Em um ano especial para o esporte brasileiro, com a realização inédita dos Jogos Olímpicos no País, todo esforço é válido para alcançar a tão sonhada vaga olímpica. Assim, a ciclista Isabella Lacerda da LM/Sense, equipe que conta com o patrocínio Shimano, segue em sua temporada europeia, onde participará de sua quarta prova em finais de semana consecutivos. O desafio dessa vez será na Ilha de Salamina, na Grécia, a Hellas – Salamina Island MTB XCO, entre sexta-feira (19) e domingo (21). A prova é classificada como S2 e ofertará 80 pontos aos campeões nos rankings internacionais.

A temporada europeia de Isabella Lacerda, em busca de pontuação para garantir uma vaga na Rio 2016, começou ainda no fim de janeiro, quando disputou a Costa Blanca Bike Race, prova em dupla ao lado da norte-americana Nina Baum. Com a quinta colocação, Isabella somou seus primeiros 50 pontos do ano. Em seguida, foi a vez da primeira de três provas da Hellas – Salamina Island MTB XCO. Com o sexto lugar, Isabella somou 18 pontos na competição classe S1, ofertando 60 pontos aos campeões. No fim de semana seguinte, mais 120 pontos estavam em jogo na corrida por etapas (stage race). Com a nona colocação, outros 50 pontos foram conquistados pela ciclista, que soma até o momento 118 pontos em 2016.

“As expectativas são as melhores para essa quarta competição aqui na Europa. Teremos muitas atletas fortes na prova deste fim de semana, mas vou fazer meu melhor para estar entre as primeiras colocadas mais uma vez”, analisa Isabella. “Quero aproveitar para agradecer outra vez minha equipe LM/Sense por todo investimento e credibilidade em meu trabalho, e também aos meus demais patrocinadores e apoiadores, em especial a Shimano, por todo suporte”, agradece a ciclista, que estará utilizando mais uma vez os componentes da linha XTR Di2.

Critério para vaga na Olimpíada é definido – Nos últimos dias a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) definiu os critérios para vagas no MTB e no BMX. Como país-sede, o Brasil terá garantido no mountain bike uma vaga no masculino e outra no feminino. A escolha do atleta será objetiva, levando em consideração apenas o ranking mundial. Na última atualização, de 31 de dezembro, Isabella aparece em 26º lugar no ranking UCI, com 810 pontos, e na segunda colocação entre as brasileiras. Sua concorrente direta é Raiza Goulão (Specialized Racing BR), 18ª colocada, com 1006 pontos. Raiza também é atleta patrocinada pela Shimano.

Enquanto Isabella disputou três provas em 2016 e somou 118 pontos, Raiza competiu apenas a Taça Brasil de XC, em Campo Largo (PR), onde sagrou-se campeã e somou os 30 pontos da prova de classificação S2. Assim, a distância entre as duas, que antes era de 198 pontos caiu em 98 pontos. Isso porque Raiza já havia somado 30 pontos com a vitória na última edição da abertura da Taça Brasil de XC, em 2015, e o ranking mundial não acumula os dois resultados. E, como não disputou em 2016 a Taça Brasil, competição que somou 20 pontos em 2015, Isabella deixa esses pontos para trás. Até o momento, a distância ente as duas fica estimada em 100 pontos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização