27 de maio de 2024

Stan’s NoTubes vence disputa de patente contra a Specialized

O fabricante de rodas e acessórios Stan’s NoTubes venceu esta semana uma disputa de patente que teve início em 2008 contra a gigante das bicicletas Specialized.

O objeto da disputa é a tecnologia Bead Socket, um design especial utilizado no interior dos aros de roda Stan’s NoTubes ZTR que permite uma montagem de pneus tubeless mais fácil e segura.

Em 2008, a Specialized lançou no mercado aros de rodas com desenho similar, quando a Stan’s optou por acionar a Justiça para proteger sua patente.

O fabricante de rodas havia vencido a primeira instância, que condenou a Specialized à indenização em 2015. A decisão tomada nesta última segunda-feira (8) apenas reafirmou a pena pelo Comitê de Julgamento e Apelação de Patentes.

A decisão foi comemorada por Stan e Cindy Koziatek, donos da Stan’s NoTubes: “Ficamos felizes com a decisão favorável do Comitê sobre nossa patente de aro. Nos sentimos motivados para olhar para a frente e continuar aprimorando e desenvolvendo tecnologias de utilização de rodas tubeless em todas as disciplinas do ciclismo”.

Com a disputa, em 2009 a Specialized deixou de comercializar os aros que infringiam a patente da Stan’s. Atualmente nenhum produto da marca está sendo afetado pela decisão do Comitê de Julgamento e Apelação de Patentes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização