As mudanças nas categorias aconteceram com a oficialização da Men 40 + e também da Cruiser 15/16 (15 e 16 anos). O ranking também ganhou novas provas de Classe C1, além da ampliação na pontuação das provas de Classe C4 e alterações no credenciamento de provas C3. A nova tabela do ranking pode ser consultada aqui. Já para os pilotos brasileiros que pretendem participar de competições internacionais, o novo regulamento estabelece que apenas será permitido a inscrição para aqueles que pontuaram no ranking nacional referente ao ano anterior (2015).
Considerada uma das provas mais importantes do calendário nacional, a Copa Brasil de BMX também sofreu alterações e será realizada em 7 etapas. A competição passará pelas cidades de Americana (SP), Manhuaçu (MG), Palmas (TO), Campo Bom (RS), Joaçaba (SC), Sorocaba (SP) e Salvador (BA). O Campeão da Copa do Brasil será definido pela somatória dos cinco melhores resultados nas etapas disputadas.
Para a definição dos campeões do ranking nacional será considerada a pontuação obtida nas seguintes provas: Campeonato Brasileiro de BMX Racing, Campeonato Brasileiro de Time Trial, Campeonato Estadual, e os cinco melhores resultados em provas oficiais válidas pelo ranking CBC. O calendário oficial de 2016 está disponível no site oficial da CBC.
“As modificações foram feitas pensando no crescimento da disciplina. Colocamos o nosso departamento de BMX para conhecer as necessidades que existiam, e após muitas conversas com atletas e dirigentes fizemos mudanças que surgem para contribuir com a evolução do BMX brasileiro. O objetivo é incentivar cada vez mais o uso da bicicleta, seja dentro ou fora das pistas de competições. A disciplina de BMX proporciona uma iniciação a partir dos 5 anos, contando também com pilotos que já passaram dos 60, então é um esporte democrático, saudável e muito divertido para toda a família”, declarou José Luiz Vasconcellos, presidente da confederação e integrante da Comissão Internacional de BMX da UCI.
Brasileiro de BMX 2016 – A principal prova do calendário brasileiro também ganhará um novo palco. O campeonato brasileiro 2016 será realizado nos dias 23 e 24 de abril, na Pista de Supercross que está sendo construída em Londrina, no Paraná. O projeto está na fase final e promete ser um grande marco na história do ciclismo da América do Sul. Os atuais campeões brasileiros da categoria Elite são os pilotos André Fassina (Clube Americana) e Priscilla Stevaux Carnaval (Clube São José dos Campos).
Já entre os clubes que formaram o pódio na temporada passada estão a Associação de Bicicross Berço da Fiação (BBF/Bandeirante), que levou o primeiro lugar com 325 pontos, seguido pelo Clube de Ciclismo de São José dos Campos com 320 pontos, e o Penks/Maxxis com 317 pontos.