25 de maio de 2024

Engenhoca monitora o nível de água de sua mochila de hidratação

Hydrate Mate informa ao ciclista, via mensagens de áudio, o momento certo do reabastecimento, sem a necessidade de abrir a mochila

Embora tenha inúmeras vantagens sobre a caramanhola de água, mochilas de hidratação também tem seus inconvenientes. O maior deles, sem dúvida é a dificuldade em monitorar a quantidade de água de seu reservatório sem abri-la e conferir visualmente seu interior.

Cansado de ser surpreendido por constantes “panes-secas”, o ultra maratonista e designer de produtos Andrew Saville desenvolveu o Hydrate Mate, uma solução composta por um hardware e um aplicativo para smartphone que informa periodicamente o nível de água no reservatório da mochila.

O “cérebro” do Hydrate Mate é uma pequena caixa que é acoplada entre a saída de água do reservatório e sua mangueira. Em seu interior, um sensor mede a pressão dentro do reservatório para determinar a quantidade de líquido em seu interior. Um acelerômetro incorporado assegura uma medição precisa, mesmo se a mochila estiver inclinada.

Hydrate Mate

Compatível com praticamente todos os tipos de mochilas de hidratação existentes no mercado, o Hydrate Mate ocupa pouco espaço no interior das mesmas e pesa apenas 79 gramas.

As informações coletadas são transmitidas, via Bluetooth, para o smartphone do usuário que, mediante um aplicativo específico, emite mensagens de áudio alertando sobre a quantidade de água restante no reservatório e sugerindo o reabastecimento quando o nível do líquido estiver crítico.

O sensor utiliza uma bateria interna não removível, que possui uma autonomia de até 3.888 horas, o equivalente a seis anos de uso (em uma média de 12 horas por semana). O nível da bateria é informado através do aplicativo, compatível com as plataformas Android e iOS (iPhone).

Hydrate Mate

Utilidade ou bobagem legal? – Para ciclistas principalmente, a grande questão que determina a real utilidade do acessório é: Onde você guarda seu smartphone quando pedala? Se ele sempre fica a mão em seu bolso ou em um outro local de fácil acesso, o Hydrate Mate lhe será sem dúvida, uma bela fonte de informação. Com ele, será possível não apenas conferir o nível de água sem a necessidade de tirar a mochila das costas, como também monitorar seu consumo.

Entretanto, se o smartphone também fica armazenado no interior da mochila, acaba por tornar-se um tanto quanto sem sentido, já que para usá-lo precisaríamos abri-la…

Hydrate Mate

Para viabilizar a produção do Hydrate Mate, Andrew Saville está arrecadando fundos através da plataforma de financiamento coletivo Indiegogo, onde o equipamento poderá ser adquirido ao preço promocional de 28,50 dólares, mas despesas de envio. De acordo com seu desenvolvedor, o Hydrate Mate deverá ser distribuído aos compradores a partir de julho deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização