19 de junho de 2024

Öhlins divulga novas imagens e detalhes de seu novo amortecedor RXF34

Desenvolvido originalmente para as bicicletas Camber, Stumpjumper e Enduro, garfo de suspensão será comercializado de forma avulsa através da rede de distribuidores Specialized

O fabricante sueco Öhlins divulgou em seu website oficial novas imagens e detalhes técnicos de seu novo garfo amortecedor RXF34, apresentado oficialmente na semana passada.

Desenvolvido originalmente para equipar as novas bicicletas Camber, Stumpjumper e Enduro da Specialized, o RXF34 será comercializado de forma avulsa através da rede de distribuidores da marca norte-americana em versões com cursos de amortecimento de 120mm, 140mm ou 160mm.

Öhlins RXF34
Öhlins RXF34

Tecnologia – Desenvolver amortecedores para utilização mountain bike não é nenhuma novidade para a Öhlins. A marca, líder mundial no seguimento de amortecedores para veículos automotivos, possui uma parceria com a Specialized desde 2012, quando passou a produzir o amortecedor traseiro TTX, que equipa os modelos Demo 8 e Enduro EVO.

Destinado à utilização em bicicletas hi-end de Trail e All Mountain de aros 29″, o amortecedor da Öhlins destaca-se pela sua versatilidade, performance e leveza. Para isto, o RXF34 faz uso de uma série de tecnologias proprietárias que garantem um nível de ajustabilidade sem precedentes.

A Öhlins RXF34RXF34 utiliza três câmaras de ar pressurizado, duas positivas e uma negativa,
A Öhlins RXF34RXF34 utiliza três câmaras de ar pressurizado, duas positivas e uma negativa,

O sistema de amortecimento pneumático do RXF34 utiliza três câmaras de ar pressurizado, duas positivas e uma negativa, de forma a garantir uma atuação mais sensível em terrenos pouco irregulares. Dois sistemas de ajuste de compressão para alta e baixa velocidade permitem que o usuário faça um ajuste fino do amortecedor de acordo com o estilo de pilotagem.

O amortecedor RXF34 possui ajustes externos de compressão (alta e baixa velocidade) e retorno
O amortecedor RXF34 possui ajustes externos de compressão (alta e baixa velocidade) e retorno

O sistema hidráulico responsável pelo retorno utiliza a tecnologia TTX, composta por dois compartimentos separados, funcionando em paralelo. Além da segurança e confiabilidade garantida por este sistema redundante, a tecnologia da Öhlins permite uma curva de amortecimento suave no início de seu curso, sem perder a capacidade de amortecer grandes impactos.

Robusta sem ser pesada – Uma das principais preocupações da Öhlins no desenvolvimento da nova RXF34 foi incorporar o máximo de recursos sem adicionar peso excessivo. A solução encontrada foi a utilização de um conjunto espiga / coroa em uma única peça forjada de alumínio, que garante um alto nível de rigidez e níveis mínimos de flexão do chassis. O resultado foi um garfo amortecedor com canelas de 34mm com um índice de rigidez comparável aos robustos (e pesados!) amortecedores de 36mm.

Detalhe do selo guarda-pó / raspador do RXF34
Detalhe do selo guarda-pó / raspador do RXF34

Os selos, guarda-pós e as buchas internas do RXF34 são construídos em material de baixíssima fricção, de forma a interferirem o mínimo possível na atuação do amortecedor.

O amortecedor Öhlins RXF34 utiliza um eixo eixo thru axle fixado por um parafuso
O amortecedor Öhlins RXF34 utiliza um eixo eixo thru axle fixado por um parafuso

Como já havíamos salientado anteriormente, a Ohlins RXF34 não adota a medida padrão de eixos Boost de 110mm. Em seu lugar, optou-se pela utilização um eixo standard de 15 x 100mm, sem blocagem rápida (quick release). Em seu lugar é utilizado um eixo thru axle fixado por um parafuso, solução que, segundo o fabricante, garante uma maior rigidez e confiabilidade.

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