24 de abril de 2024

Fusar Mohawk, a câmera de ação mais completa do mundo

Mais que apenas gravar vídeos, novo acessório inclui comunicação a distância e sistema de alerta em caso de acidente

A cada dia que passa, mais e mais modelos de câmeras de ação chegam ao mercado dispostas a ameaçar o reinado da GoPro. Um novo modelo entretanto, destaca-se por ser muito mais que uma mera câmera de capacete, funcionando como uma verdadeira central de segurança para o ciclista. Trata-se da Mohawk, desenvolvida pela empresa norte-americana Fusar.

Projetada para ser utilizada apenas no capacete, a Mohawk diferencia-se por seu design em perfil baixo, que produz menor arrasto aerodinâmico.

Mohawk

Compatível com todo tipo de capacete, a câmera cumpre com louvor sua principal função: Seu sensor CMOS Sony de 12MP permite fotografar e filmar simultaneamente a 2MP, gravando vídeos a 720p e 1080p até 30fps (ou 60fps via atualização de firmware disponível em breve).

A câmera possui a função HotShot, que permite gravar 15 segundos de uma cena e publicá-la automaticamente nas redes sociais mediante um único apertar de um botão.

Além de gravar, a Fusar Mohawk possui um sistema de comunicação a distância que inclui um aplicativo para smartphone e um fone de ouvidos com microfone integrado que permite a conversa de até 12 usuários em modo walkie-talkie via Bluetooth 4.0.

Fusar Mohawk

Caixa-preta – A Fusar Mohawk conta ainda com um inédito sistema de segurança que permite não apenas monitorar o percurso, como também registrar dados de velocidade, aceleração e inclinação para em caso de acidentes enviar uma mensagem de socorro via SMS para um número previamente programado.

Além disso, a câmara possui uma memória interna que, em caso de acidente, grava automaticamente os últimos dois minutos de áudio, vídeo, velocidade, rota e outras informações relevantes, como em uma espécia de caixa-preta para ciclistas.

Para coletar estas informações, a Mohawk conta com uma variedade de sensores em seu interior, como acelerômetro, magnetômetro e giroscópio de três eixos, além de receptores de satélite GPS e GLONASS.

Fusar Mohawk

Todas as funções da câmera Fusar Mohawk podem ser operadas através de um único botão em um controle remoto que pode ser instalado no guidão da bicicleta. Um LED multicor informa o modo de operação da câmera, de forma intuitiva e prática.

Mediante um aplicativo específico, é possível visualizar a gravação em tempo real ou não, diretamente no smartphone. 

Fusar Mohawk

Sua bateria, de 2.400mAh, pode ser carregada totalmente em até 2,5 horas, fornecendo uma autonomia entre 2 a 4 horas de operação, dependendo dos recursos utilizados. A Fusar Mohawk é resistente à água.

Lançada originalmente via plataforma de financiamento coletivo Indiegogo, sua proposta de arrecadação de fundos para sua produção foi um sucesso, excedendo 213% ao valor pedido.

De acordo com seus produtores, a nova câmera Fusar Mohawk será comercializada a partir do primeiro semestre de 2016, ao preço de 399 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização