29 de maio de 2024
P&K Lie Special250: Precisão imbatível

Uma obra de arte em forma de ferramenta de alinhamento para rodas de bicicletas

Com sua construção soberba e incrível precisão de 0.025mm, desempenadeira P&K Lie foi construída com um único objetivo: montar rodas perfeitas em tempo recorde!

Entre todos os serviços realizados em uma oficina de bicicletas, nenhum é tão trabalhoso e demanda tanta paciência quanto a montagem e o alinhamento das rodas. Embora em tese uma roda de bicicleta possa ser alinhada corretamente em qualquer tipo de desempenadeira ou mesmo montada no garfo da bike, uma boa ferramenta é sinônimo de precisão e otimização de tempo, o que se traduz em aumento de produtividade.

O modelo topo de linha da P&K Lie, a Special250, possui uma incrível precisão de alinhamento de 0.025mm - Foto: James Huang / Immediate Media
O modelo topo de linha da P&K Lie, a Special250, possui uma incrível precisão de alinhamento de 0.025mm – Foto: James Huang / Immediate Media

Entre os diversos modelos de estandes de alinhamento de rodas disponíveis no mercado, a alemã P&K Lie destaca-se por seu objetivo principal e nada modesto: criar rodas perfeitamente alinhadas em tempo recorde.

P&K Lie Standard 05
P&K Lie Standard 05

Com sua construção sólida e esteticamente impressionante, a P&K Lie possui sua estrutura em alumínio e acabamento anodizado nas cores prata, preta, verde, azul ou vermelha. Já as partes móveis como as travas do eixo das rodas, braços alinhadores e travas de ajuste de posição são construídos em bronze sólido, material com grande resistência a corrosão.

P&K Lie Standard05 Truing Stand
P&K Lie Standard05 Truing Stand

Ao contrário dos modelos de desempenadeiras mais simples que utilizam hastes metálicas para o alinhamento das rodas, a P&K Lie utiliza calibradores analógicos conectados a roletes de aço inoxidável que deslizam pela superfície lateral e longitudinal do aro. Embora este tipo de calibrador seja utilizado em ferramentas das marcas DT Swiss, Park Tool e Super B Tools, entre outras, a solução do fabricante alemão difere das demais por utilizar uma medição não linear, capaz de indicar até o menor desvio de alinhamento.

O mostrador não linear possui precisão crescente próximo a sua região central de leitura
O mostrador não linear possui precisão crescente próximo a sua região central de leitura

No display do calibrador não linear, a zona de alinhamento é mostrada em um ângulo de 160 graus, com incrementos de 1mm. Na região central do mostrador entretanto, a distância entre os marcadores diminui, permitindo o ajuste de precisão de até 0.05mm ou impressionantes 0.025mm – Cerca da metade da espessura de uma folha de papel -, no modelo topo de linha Special250. Dois ponteiros pré-ajustados indicam a zona de trabalho, enquanto o ponteiro central indica o grau de alinhamento.

O resultado é uma ferramenta de alinhamento extremamente precisa, rápida e fácil de trabalhar, mesmo para quem não possua muita experiência neste tipo de trabalho. Não obstante, as alinhadoras da P&K Lie são utilizadas por profissionais e oficinas de renome, como por exemplo o Service Center do fabricante de rodas e pneus Vittoria.

“Nossas desempenadeiras foram desenvolvidas para facilitar ao máximo o trabalho dos mecânicos”, disse Kerstin Lie, co-fundadora da P&K, juntamente com seu parceiro Peter.

“Outras ferramentas de alinhamento podem ser mais simples e baratas, mas não chegam nem perto da precisão atingida por nosso modelos. Os calibradores – totalmente feitos a mão – são os únicos do mercado com medição com escala não linear, o que garante que o ponteiro irá movimentar-se de forma suave, mostrando ao operador exatamente o que deve ser feito”, completa ela.

P&K Lie Standard 05 Black
P&K Lie Standard 05 Black

Compatível com todos os diâmetros e largura de rodas – desde BMX aro 20 às aros 29 e fat bikes – , as alinhadoras P&K Lie podem ser utilizadas com todos os tipos de eixos de cubo.

A única desvantagem das desempenadeiras da P&K Lie está em seu preço, mais alto que muita bicicleta topo de linha: a partir de 1.660 dólares para o modelo básico e 1.980 dólares para o modelo topo de linha Special250, além das despesas de envio e tributação. Os interessados podem entrar em contato com a Wheel Fanatyk, distribuidora oficial da marca P&K Lie.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização