25 de maio de 2024

Ciclista sobrevive a colisão com trem a 145 quilômetros por hora

Acidente ocorrido na Polônia reforça a necessidade de atenção redobrada nos cruzamentos ferroviários

A Polskie Koleje Panstwowe (Polícia Ferroviária da Polônia) divulgou esta semana um impressionante vídeo que registra o momento em que um desatento ciclista ignora a cancela e os sinais luminosos de um cruzamento ferroviário e é abalroado por um trem a mais de 145km/hora.

Quase que por um milagre, o ciclista, que não teve sua identidade divulgada, sofreu apenas ferimentos leves, após ser arremessado pelo trem ao encontro de uma pilha de rochas.

De acordo com Miroslaw Siemieniec, porta-voz da Polícia Ferroviária, o vídeo foi divulgado nas redes sociais como um alerta de ‘como não atravessar um cruzamento’

As cenas são impressionantes. Nos primeiros segundos, é possível observar as cancelas sendo fechadas e sendo ignoradas pelo ciclista – que poucos segundos depois é atingido pelo trem.

Siemieniec destaca ainda que, embora pareça óbvio, é importante jamais tentar atravessar um cruzamento ferroviário quando as cancelas estão abaixadas. Entretanto, mesmo quando a sinalização está estática, deve-se sempre olhar para os dois lados até ter certeza que nenhum trem está próximo.

Mesmo quando as condições parecem seguras, é bom lembrar que o vão entre os trilhos e o pavimento podem causar acidentes graves, caso a roda fique presa nele.

Para evitar o risco de queda, o ciclista deve transpor os trilhos o mais perpendicularmente possível, já que os trilhos são lisos e podem fazer com que a roda da bicicleta escorregue durante a travessia.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização