12 de abril de 2024

Empresa suíça desenvolve câmara de ar auto-inflável para bicicletas

Nova PumpTire utiliza a compressão proporcionada pelo contato da roda com o solo para manter o pneu em uma pressão pré-determinada pelo usuário

Uma empresa suíça anunciou esta semana que está em fase final de desenvolvimento um novo tipo de câmara de ar que promete revolucionar o mercado de pneumáticos para bicicletas.

A nova PumpTire promete manter o nível de pressão do conjunto pneu/câmara sem a necessidade de intervenção por parte del usuário, fazendo uso da própria força centrífuga gerada pela roda durante a pedalada para inflar-se sempre que necessário.

A tecnologia patenteada utiliza uma válvula especial ligada a um compartimento flexível abrigado ao longo do interior da câmara de ar. Ao ser pressionado durante o contato do pneu com o solo, o compartimento puxa o ar do exterior e o força para a câmara de ar, como em uma bomba de ar convencional.

Uma válvula especial é conectada a um compartimento flexível (em bege), que por sua vez bombeia ar para o interior da câmara de ar através do pino azul
Uma válvula especial é conectada a um compartimento flexível (em bege), que por sua vez bombeia ar para o interior da câmara de ar através do pino azul

A pressão de trabalho é pré-determinada pelo usuário através de um dial de ajuste localizado na válvula da PumpTire, que controla a abertura e o fechamento da mesma até que seja alcançada a pressão desejada.

Além de funcionar como bomba de ar, o compartimento interno adiciona uma camada de proteção à câmara de ar, funcionando como uma fita anti-furos. De acordo com o fabricante, a PumpTire é mais resistente a furos e ao desgaste que a grande maioria das câmaras de ar disponíveis no mercado.

Embora maiores detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, a previsão para o lançamento mundial das câmaras de ar PumpTire é para a primeira metade de 2016. De acordo com uma estimativa do fabricante, o preço da câmara de ar deverá ficar entre 30 a 50 dólares.

Voltada para o uso em bicicletas urbanas, a Câmara de ar PumpTire deverá ser produzida apenas nas medidas 700c e 26 polegadas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização