23 de maio de 2024

Estudantes de engenharia criam pedal magnético acionado por Bluetooth

Nova tecnologia une as vantagens dos pedais de plataforma com um sistema de acoplagem firme e confiável, mas fica a pergunta: haverá espaço no guidão para mais um controle remoto?

Mesmo em uma época onde a tecnologia eletrônica está cada vez mais presente no mundo das bicicletas, o título acima pode parecer ficção científica. Porém, um grupo de estudantes norte-americanos de tecnologia estão desenvolvendo um novo tipo de pedal com acionamento eletrônico que promete unir as vantagens dos pedais clipless com as dos modelos plataforma.

O projeto Ferro Pedal surgiu na Velovations Bicycle Design Enterprise, laboratório de ideias da Michigan Technological University, nos Estados Unidos, cuja experiência na indústria ciclística inclui projetos para a Niner, a SRAM, a Saris, a Park Tool e a Thomson, entre outras.

Ferro Pedal

Trata-se de um pedal com uma plataforma magnética acionada eletronicamente. Seu interior abriga um magneto semi-circular, cujo posicionamento é alterado por um circuito eletrônico acoplado a um pequeno motor, fazendo assim com que o imã atraia ou não uma placa metálica instalada na sapatilha, como um taquinho.

Ferro Pedal

Ao contrário do MagLOCK, o pedal que utiliza uma combinação de imãs de terras-raras para customizar a força de atração, no Ferro Pedal é possível acionar ou desligar o magnetismo através de um controle remoto instalado no guidão, via Bluetooth.

Ferro Pedal

Ainda em fase de protótipo, o Ferro Pedal possui uma série de desafios antes de tornar-se popular, como a redução do peso final e a falta de um encaixe que permita o posicionamento correto dos pés em relação ao pedivela, como ocorre com os pedais clipless convencionais.

Nos testes preliminares, o pedal conseguiu uma impressionante força magnética de 31,7kg, mais do que o suficiente para manter os pés do ciclista no lugar mesmo nos terrenos mais irregulares.

Para dar continuidade ao desenvolvimento do produto, os criadores do Ferro Pedal estão procurando financiamento coletivo através do site de crowdfunding Superior Ideias. Até o presente momento, não há a previsão de lançamento comercial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização