28 de maio de 2024

Novo padrão de movimento central promete aposentar os sistemas PressFit

Novo T47 chega ao mercado com a patente liberada e a promessa de acabar definitivamente com os estalos e ruídos. Será o caminho para a normatização universal ou será apenas mais um padrão?

Utilizados via de regra em bicicletas topo de linha, os movimentos centrais no padrão PressFit são, pelo menos na teoria, totalmente confiáveis e livres de ruído. Na prática, basta uma micrométrica variação em seu encaixe na caixa de centro do quadro para que se tornem uma constante dor de cabeça para mecânicos e ciclistas.

Na busca por uma solução definitiva para o problema, um grupo de fabricantes de quadros e componentes para bikes encabeçado pela Chris King desenvolveu um novo padrão para movimentos centrais denominado Threaded 47, ou simplesmente T47.

O novo sistema promete agregar as vantagens dos atuais sistemas PressFit (leveza, baixo custo de produção e compatibilidade com eixos de pedivela oversized) e  com a promessa de acabar definitivamente com os estalos e ruídos.

O novo padrão utiliza o mesmo diâmetro interno do PressFit 30, o que o torna compatível com eixos de pedivela de 24 e 30mm de diâmetro. Entretanto, ao invés da instalação por encaixe, o T47 utiliza roscas para a instalação dos seus rolamentos, de forma similar aos sistemas BSA.

T47

Embora em tese seja possível que quadros construídos em liga metálica possam ter sua caixa de centro rosqueada por um bom torneiro com  o intuito de torná-los compatíveis com o T47, o ideal é sejam criados quadros específicos para o novo padrão.

Ciente de que o T47 só poderá tornar-se popular caso seja adotado por algum grande fabricante de bicicletas, a Chris King determinou a liberação do padrão, de forma que qualquer empresa interessada possa desenvolver seus próprios produtos sem ter que pagar royalties pela patente. Atualmente, a Argonaut, fabricante de quadros do estado norte-americano do Oregon teve o privilégio de produzir a primeira bicicleta com o movimento central T47.

T47

Padrão definitivo? – O novo padrão promete ser ainda uma luz no fim do túnel para a sopa de letrinhas que encontra-se o mercado de quadros e movimentos centrais, onde a grande variedade de padrões – em sua maioria incompatíveis entre si -, acaba por encarecer os custos de instalação e manutenção. Se ele irá vingar ou se será apenas mais um padrão a ser adicionado aos já existentes PressFit 30, BB386EVO, BBRight, BB86/92 e BSA, entre outros, só o tempo dirá…

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização