25 de maio de 2024

Merida traz para o Brasil a Ninety-Six Team, a bike oficial da equipe Multivan-Merida

AMerida, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de bicicletas, está trazendo para o Brasil seu modelo topo de linha para utilização em XC competitivo e provas de longa duração. Trata-se da Ninety-Six Team, a bicicleta oficial da Multivan-Merida, uma das equipes de ciclismo mountain bike mais vitoriosas da história do esporte.

Merida Ninety-Six Team

Lançada originalmente em 2009 e totalmente reformulada para 2016, a Ninety-Six é uma das bicicletas full suspension de maior sucesso nos circuitos profissionais de MTB, onde atualmente é utilizada pelos campeões mundiais Jose Hermida e Gunn-Rita Dahle Flesjå.

O atleta espanhol Jose Hermida, da equipe Multivan-Merida, exibe orgulhoso sua Ninety-Six Team - Foto: Pedro Cury
O atleta espanhol Jose Hermida, da equipe Multivan-Merida, exibe orgulhoso sua Ninety-Six Team – Foto: Pedro Cury

Construída com a exclusiva tecnologia Nano Matrix Carbon, que proporciona uma resistência a impactos de até 40% sobre a fibra de carbono comum, a nova Ninety-Six Team, como seu nome sugere, possui 96mm de curso de amortecimento traseiro, em uma geometria desenvolvida especificamente para extrair o máximo de eficiência quando utilizada com os modernos grupos de transmissão de 1 x 11 velocidades.

A Merida Ninety-Six Team possui geometria desenvolvida especificamente para extrair o máximo de eficiência quando utilizada com grupos de transmissão de 1 x 11 velocidades
A Merida Ninety-Six Team possui geometria desenvolvida especificamente para extrair o máximo de eficiência quando utilizada com grupos de transmissão de 1 x 11 velocidades

Seguindo a tendência mundial de otimização da ergonomia, a Merida disponibiliza a Ninety-Six nos formatos de rodas 27.5 e 29 polegadas, de acordo com a altura do ciclista: os tamanhos de quadro S (pequeno) serão disponibilizados apenas com rodas 27.5″, enquanto que os quadros L (grande) e XL (extra-grande) serão oferecidos em rodas 29″. Já o tamanho M (médio) será oferecido nas duas opções de rodas.

O posicionamento do amortecedor traseiro da nova Ninety-Six Team foi deslocado para a parte inferior do top tube
O posicionamento do amortecedor traseiro da nova Ninety-Six Team foi deslocado para a parte inferior do top tube

Para garantir uma consistência de performance entre os diferentes formatos de rodas e tamanhos de quadro, a Ninety-Six teve o posicionamento do amortecedor traseiro alterado em relação aos modelos anteriores e agora fica localizado logo abaixo do tubo superior. A alteração de sua geometria resultou em uma altura menor da caixa de centro em relação ao solo, deixando-a mais manobrável em trilhas técnicas e singletracks.

A tecnologia da nova Ninety-Six Team não se resume apenas à construção de seu quadro. Todo o roteamento dos cabos e conduítes de marcha e freios são realizados internamente ao quadro, que são fixados através do sistema Smart Entry, que impede que os mesmos se movimentem dentro do quadro e produzam ruídos indesejáveis. O resultado é uma bicicleta de aparência clean e silenciosa.

Detalhe do sistema de roteamento interno dos cabos Merida Smart Entry
Detalhe do sistema de roteamento interno dos cabos Merida Smart Entry

Equipada com amortecedores RockShox Monarch (traseiro) e RS-1 (dianteiro), acionados remotamente através de um controle instalado no guidão, a Ninety-Six Team possui uma dirigibilidade sem precedentes, mesmo nas trilhas mais técnicas. Contribui para isto o grupo transmissor SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, as rodas DT Swiss XR1501 Spline One, os freios SRAM Guide e o confortável selim Prologo Nago Evo.

No Brasil, a Nova Merida Ninety-Six Team 2016 será comercializada por R$ 55.999,00.

Especificações Técnicas

Cor Preta, com detalhes em verde e branco
Tamanhos
S(27.5)
M(27.5)
M(29)
L(29)
XL(29)
Quadro Ninety-Six CF5, com tecnologia Nano Matrix Carbon
Amortecedor dianteiro Rock Shox RS1 PSSA100, com trava remota
Amortecedor traseiro Rock Shox Monarch XX, com trava remota
Câmbio traseiro Sram XX1 11 velocidades
Trocador de marcha Sram XX1 trigger
Freios Guide Ultimate, com rotores de 180mm (dianteiro) e 160mm (traseiro)
Coroa SRAM XX1 32 dentes (aro 29″)
SRAM XX1 34 dentes (aro 27.5″)
Corrente SRAM PCXX1
Roda DT Swiss XR1501 Spline One PS15-R12
Cassete CS XG1195 10-42T
Pneus Maxxis Ikon 2.2 3C
Mesa PRC Team OS -17
Guidão PRC Team carbon 720 Flat
Caixa de direção FSA No.55 E
Canote de selim PRC Double carbon Superlite 27.2 SB0
Selim Prologo New Nago Evo X10 TiroX

Sobre a Merida – Um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, a Merida surgiu das mãos do empresário Ike Tseng, cujo lema pessoal era “mover-se com paixão e coragem”. Tseng escolheu como nome de sua fábrica a junção das três sílabas taiwanesas “Me-Ri-Da”, que significam que objetivo da empresa é fabricar apenas produtos que sejam belos e de alta qualidade, possibilitando a qualquer pessoa atingir seu destino da forma mais agradável possível.

Em 1998, um parceria com um centro de pesquisas alemão trouxe novas possibilidades à sua já experiente e competente linha de produção, resultando bicicletas cada vez mais eficientes e entrando de vez no cenário mundial de competições. Um bom exemplo dessa supremacia é a nova Scultura 2016, um modelo para ciclismo de estrada que alia eficiência a leveza. Com apenas 4,55kg de peso total, a Sculptura é hoje a bicicleta de estrada mais leve do mundo em produção.

Sobre a Bronet do Brasil – Distribuidora exclusiva da marca Merida no país, a Bronet do Brasil é uma importadora e distribuidora especializada em produtos de alta qualidade, cujo foco é o mercado esportivo, com diversas marcas para ciclismo e outdoor.

Com suas atividades iniciadas em 29 de agosto de 2002, a Bronet do Brasil atua no mercado esportivo e lazer, operando marcas de renome internacional.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização