26 de fevereiro de 2024

Alemães criam sistema de iluminação pública que reconhece a presença de ciclistas e pedestres

Desenvolvido pelo fabricante de pneus Continental, o sistema Street Lights Smart ajusta a iluminação de forma inteligente, direcionando o facho automaticamente para o ciclista que estiver transitando pela faixa

O fabricante de pneus Continental anunciou durante a ITS World Congress, feira internacional especializada em tecnologia de transportes viários, que está desenvolvendo um novo sistema de iluminação inteligente para vias públicas.

Batizado de Street Lights Smart, o novo sistema promete aliar eficiência a economia de energia, além de inovar na maneira como a iluminação pública interage com quem por ela transitam, sejam pedestres, ciclistas ou automóveis.

Um dos destaques do novo sistema é o compartilhamento de informações coletadas por sensores instalados nos postes, que monitoram o movimento de veículos e pessoas pelas ruas, permitindo assim que, por exemplo, que sejam facilmente identificadas vagas de estacionamento que estão disponíveis na área e quais aquelas que estão ocupadas.

Além disso, é possível ajustar a intensidade e foco da luz de acordo com o tipo de “objeto” que estiver trafegando na via. Caso um ciclista esteja transitando pela faixa exclusiva, o poste direcionará o facho em sua direção ou, no caso de um pedestre, aumentar a intensidade de luz durante uma travessia na faixa, por exemplo.

Street Lights Smart

Os postes de luz do sistema Street Lights Smart possuem ainda funcionalidades especiais como a ativação de luzes intermitentes em caso de acidente na via e a alteração de intensidade da iluminação de acordo com a variação da luz ambiente.

Street Lights Smart

O novo tipo de iluminação proposto pela Continental utiliza LEDs de alto brilho no lugar das tradicionais lâmpadas halógenas, gerando uma economia de até 33%, além de reduzir os custos gerais com a manutenção. Além disso, cada poste de luz contará com tomadas USB para a recarga de equipamentos eletrônicos, com cobrança individual por kWh consumido.

De acordo com a Continental, o sistema ainda está em fase de testes e não tem ainda data lançamento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização