29 de abril de 2024

Nova resina regenerável possibilita a criação de quadros e pneus que se reparam sozinhos

Uma vez seccionada, a ‘super resina’ é capaz de auto regenerar-se em poucos segundos, mantendo suas características sem nenhum tipo de deformação

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Alicante, na Espanha, está desenvolvendo um novo tipo de polímero flexível com propriedades auto-reparadoras. O novo material, que é um tipo de resina transparente, possui a propriedade de se auto-reparar sem a necessidade de algum agente externo, como cola ou outro tipo de adesivo.

De acordo com José Miguel Martín, especialista em química inorgânica da Universidade de Alicante, as propriedades físico-químicas deste novo material constituem uma novidade em nível mundial que abre caminho para o desenvolvimento de diferentes materiais para aplicações em setores da medicina, industria aeroespacial e ciclística, entre outros.

Uma das possibilidades deste novo material é a construção de quadros de bicicleta, pneus e câmaras de ar capazes de se repararem sozinhas em caso de dano.

Uma vez seccionada, a ‘super resina’ é capaz de auto regenerar-se em poucos segundos, mesmo na presença de água, sujeiras e outros agentes contaminantes.

Além disso, o novo material, uma vez reparado, mantém suas características originais de resistência e forma original, sem nenhum tipo de deformação.

Segundo seus desenvolvedores, o novo material ainda está em fase de desenvolvimento, sem previsão de data para sua produção em escala industrial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização