21 de abril de 2024

Canadenses estabelecem recorde de velocidade em veículo movido a força humana

Bicicleta reclinada ETA, pedalada pelo ciclista Todd Reichert, atingiu a marca de 137,7km/h durante o Desafio Mundial de Velocidade por Força Humana

A equipe de designers e engenheiros canadenses Aerovelo, em conjunto com o ciclista Todd Reichert, estabeleceu na manhã desta quinta-feira (17) um novo recorde mundial de velocidade em um veículo movido por força humana, ao atingir a marca de 137,9 km/h apenas com o impulso de suas pedaladas. O recorde anterior, pertencente a Sebastiaan Bouwier desde setembro de 2013, era de 134,8 km/h.

Todd Reichart se posiciona na bicicleta momentos antes da carenagem aerodinâmica ser posicionada sobre ele
Todd Reichart se posiciona na bicicleta momentos antes da carenagem aerodinâmica ser posicionada sobre ele

O novo recorde ocorreu por ocasião da décima sexta edição do Desafio Mundial de Velocidade por Força Humana (WHPSC, na sigla em inglês), que foi realizado em Battle Mountain, no estado norte-americano de Nevada. As equipes que participam da competição podem utilizar bicicletas com qualquer formato para tentar estabelecer novas marcas mundiais de velocidade. As tentativas acontecem em uma estrada plana e reta ao longo de vários quilômetros.

As tentativas acontecem em uma estrada plana e reta ao longo de vários quilômetros
As tentativas acontecem em uma estrada plana e reta ao longo de vários quilômetros

O veículo projetado pela Aerovelo, uma bicicleta do tipo recumbent (reclinada), possui uma carenagem em formato aerodinâmico que lembra uma prancha de surfe que reduz ao máximo a resistência ao vento. Para estabelecer o recorde, o veículo percorreu cerca de 8 quilômetros para pegar o impulso necessário antes de chegar ao trecho final da competição, que se estende por apenas 200 metros, onde a velocidade dos competidores foi registrada.

Detalhe da carenagem aerodinâmica
Detalhe da carenagem aerodinâmica

Apesar de ter acabado de estabelecer o novo recorde mundial, Reichert e seus companheiros de equipe ainda não podem relaxar, pois o desafio ainda se estenderá por este fim de semana, onde eles ainda poderão ser superados por seus concorrentes na competição.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização