25 de abril de 2024

Novo rotor de freio feito com cerâmica alia desempenho a baixíssimo peso

Disco com características únicas de dissipação de calor pode ser até 50% mais eficiente em situações de chuva que os similares em aço 

Uma pequena empresa da Califórnia, Estados Unidos, a Wren Sports, apresentou esta semana durante a feira de bicicletas Interbike, seus novos modelos de rotores para freios a disco fabricados com cerâmica, que chamaram a atenção dos visitantes por seu baixo peso e alta eficiência.

Apresentados pela primeira vez esta anos durante a feira Taipei Cycle Show, os rotores Wren Sports Ceramic-Aluminum Composite utilizam uma liga metal-matrix de alumínio recoberto com partículas de cerâmica através do processo de sinterização.

O resultado da combinação entre a cerâmica e o alumínio é um rotor com características únicas de dissipação de calor, o que se traduz em melhor modulação, durabilidade, eficiência e confiabilidade.

Além disso, o novo rotor é bem mais leve que seus similares feitos em aço. Para se ter uma ideia, o modelo de 203mm, utilizado para a prática do Downhill, pesa apenas 98 gramas, enquanto que um rotor Shimano XTR de 160mm pesa 23 gramas a mais. Confira os pesos dos modelos de rotores da Wren Sports:

Diâmetro Peso
140 mm 55 gramas
160 mm 64 gramas
180 mm 76 gramas
203 mm 98 gramas

De acordo com Kevin Wren, fundador da Wren Sports, o novo rotor de cerâmica possui uma eficiência de até 50% em condições de chuva, se comparado a outros rotores topo de linha do mercado.

Os novos rotores de cerâmica Wren Sports serão produzidos inicialmente apenas na versão de seis parafusos de fixação, embora um modelo no padrão Shimano Centerlock esteja sendo desenvolvido. Para sua utilização, devem ser utilizadas apenas pastilhas do tipo orgânico, já que pastilhas metálicas podem danificar sua superfície.

De acordo com o fabricante, cada rotor será comercializado nos Estados Unidos ao preço de 99 dólares, independente de seu diâmetro.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização