21 de abril de 2024

TeleHex, a primeira chave allen universal para bicicletas

Inovador sistema auto-ajustável permite que uma única ferramenta seja compatível com todas as medidas de parafusos da bike, aliviando o peso da mochila e simplificando a manutenção

Via de regra, ferramentas portáteis e kits de reparos podem revelar-se pesados, desajeitados e de difícil armazenagem, principalmente para aqueles ciclistas que detestam carregar peso extra, como Peter Wen.

O engenheiro mecânico canadense é o criador da TeleHex, uma inovadora ferramenta composta por uma chave allen auto-ajustável.

Composta por hastes concêntricas, a TeleHex ajusta-se automaticamente ao orifício do parafuso
Composta por hastes concêntricas, a TeleHex ajusta-se automaticamente ao orifício do parafuso

Ao contrário dos tradicionais canivetes que utilizam várias chaves allen de medidas diferentes alinhadas lado a lado, a TeleHex é composta por quatro hastes sextavadas concêntricas, mantidas na posição por meio de uma mola. Quando a ferramenta é empurrada em direção ao parafuso, apenas a haste compatível com seu orifício sairá, permitindo o aperto. A ferramenta é compatível com parafusos de 3, 4, 5 e 6mm.

TeleHex

O sistema oferece inúmeras vantagens sobre as ferramentas tradicionais como menor tamanho, maior praticidade no uso e menor peso: A TeleHex pesa apenas 38 gramas, contra uma média de 130 gramas dos canivetes convencionais.

Peter Wen afirma que sua TeleHex é resistente o suficiente para apertos de até 15nm, muito mais do que o necessário na manutenção de bicicletas, onde via de regra seus parafusos utilizam cargas entre 3 a 6nm.

Para viabilizar seu projeto de produção da TeleHex em nível comercial, Peter Wen está procurando financiamento através do website de croudfunding Kickstarter, onde a ferramenta poderá ser adquirida por 29 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização