27 de abril de 2024

DT Swiss lança aplicativo para cálculo de montagem de rodas para bicicletas

Programa calcula automaticamente o tamanho dos raios tomando por base a medida e o tipo dos cubos e aros, além do tipo de laceamento aplicado

A correta montagem e ajuste de uma roda para utilização em bicicletas é provavelmente um dos serviços mais difíceis e delicados em uma oficina mecânica especializada.

Além do conhecimento especializado, combinar de forma correta as variantes como tamanho e tipo dos aros, cubos e nipples, tipo e entrelaçamento de raios, isto sem falar no correto alinhamento e tensionamento fazem da montagem de rodas uma arte para poucos.

Foi para facilitar a vida dos mecânicos e economizar um bom tempo gasto em cálculos matemáticos que a marca DT Swiss, um dos maiores especialistas no mundo em rodas para ciclismo, lançou o aplicativo DT Swiss Spoke Calculator web app, uma calculadora online que permite determinar, em poucos minutos, as dimensões corretas dos raios para a montagem de rodas.

DT Swiss Spoke Calulator

Embora a DT Swiss já tenha disponibilizado uma ferramenta similar em seu website há alguns anos atrás, a nova plataforma de cálculo é mais rápida, precisa e de fácil utilização, podendo ser acessada até mesmo através da tela de um smartphone ou tablet.

Embora o banco de dados do DT Swiss Spoke Calculator guarde os dados de dezenas de cubos, aros, raios e niples da marca suíça, é possível utilizá-lo também para a montagem de rodas com componentes de outras marcas, bastando para isto preencher manualmente os campos do formulário com as medidas dos cubos e aros, que podem ser obtidas no site de seus respectivos fabricantes ou por meio da utilização de um paquímetro.

A nova ferramenta previne combinações incompatíveis entre cubos e aros, além de permitir salvar e imprimir os resultados, além de enviá-los por email para a caixa postal do cliente ou mecânico.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização