Alteração no posicionamento do link da suspensão traseira deixa os modelos mais estáveis, resistentes e velozes
Lançada em 2012 em pleno Dia da Mentira, a Bronson, bicicleta do seguimento de enduro da Santa Cruz, foi o primeiro modelo da marca estadunidense a utilizar rodas com 27.5″ de diâmetro.Com 150mm de curso de amortecimento em ambas as rodas e seu sistema de suspensão patenteada VPP, Bronson rapidamente converteu-se em um dos modelos mais populares da Santa Cruz.
![Santa Cruz Bronson 2 Kalimotxo & Yellow](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Bronson.jpg)
Agora, três anos depois, a Santa Cruz prova que não é adepta da frase ‘time que está ganhando não se mexe’ e parte para um completo upgrade na geometria do quadro da Bronson, tornando-a mais polivalente do que nunca.
A principal alteração realizada na nova Bronson encontra-se no link da balança da suspensão traseira, que agora é fixada na junção dos tubos superior e do selim, ao contrário dos modelos anteriores, onde era fixada no tubo do selim.
![Comparação da geometria dos quadros da Bronson (acima) e Bronson 2 (abaixo)](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Quadro_Bronson.jpg)
Isto faz com que o link superior da suspensão VPP passe a ser posicionado mais para cima e para a frente, fazendo com que o link inferior não fique mais projetado para fora do quadro, sujeito a danos causados por choques com pedras e raízes. O novo posicionamento possibilitou também baixar mais o centro gravitacional da bicicleta e ainda reduzir o comprimento dos stays de 439 para 433mm, resultando em um aumento da estabilidade nas curvas e maior sensibilidade da suspensão em pequenos impactos.
As alterações não se limitaram ao triângulo traseiro. A parte dianteira do quadro conta com um novo ângulo do tubo da caixa de direção, que mudou de 67º para 66º, o que aumenta a dirigibilidade da bicicleta. O aumento da distância entre eixos em 25mm aumenta a estabilidade em alta velocidade.
![Santa Cruz Bronson 2 Matte Carbon & Grey](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Bronson_2.jpg)
Além das alterações em sua geometria, a nova Santa Cruz Bronson 2 passa a ter os cabos de freios, transmissão e do canote telescópico de selim roteados internamente em seu quadro, além de utilizar o padrão Boost no eixo da roda traseira (148 x 12mm).
Vídeo: Josh ‘Ratboy” Bryceland testa a nova Santa Cruz Bronson 2 na Ilha da Madeira
5010 2
![Santa Cruz 5010 2 Process Blue & Grey](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/5010.jpg)
Além da Bronson, a Santa Cruz também atualizou seu modelo de Trail, a 5010 com várias melhorias utilizadas em sua ‘irmã maior’.
Além de compartilhas das alterações realizadas na suspensão traseira da Bronson, a 5010 passa a oferecer 130mm de curso de amortecimento. Sua caixa de direção agora trabalha em um ângulo de 67º contra 68º do modelo anterior, aumentando assim sua eficiência nas subidas.
![Santa Cruz 5010 2 Matte Carbon & Yellow](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/5010_2.jpg)
Seu reach (distância horizontal entre o centro da caixa de direção e o centro do pedivela) teve um aumento entre 20 a 25mm (de acordo com o tamanho do quadro), fazendo com que o posicionamento do ciclista seja um pouco mais projetado para a frente.
De acordo com a Santa Cruz, os novos modelos serão comercializados nos Estados Unidos a preço que variam, de acordo com a configuração de componentes, entre 3.599 a 8.099 dólares (bicicleta completa) ou de 2.999 a 3.599 dólares (quadro avulso).