25 de abril de 2024

Uvex Variotronic, o óculos que muda a cor de suas lentes em menos de 0,1 segundo

Graças à tecnologia de cristais líquidos eletrocromáticos, é possível alterar a cor e a densidade das lentes de forma automática ou manualmente

A marca alemã Uvex apresentou esta semana durante a feira internacional Eurobike um novo model de óculos esportivo que utiliza a tecnologia de cristais líquidos ativados eletronicamente para alterar as cores de suas lentes, desenvolvida em parceria com a empresa norte-americana AlphaMicron.

A tecnologia e-Tint, por trás dos novos óculos Uvex Variotronic, utiliza uma finíssima camada de 0,06 mícrons (µm) composta por cristais líquidos eletrocromaticamente ativados, situada entre duas lentes de policarbonato, cada uma com 0,1mm de espessura.

Uvex Variotronic

Uma vez ativados eletronicamente, estes cristais alteram sua cor e densidade, transformando-se de incolores a escuros em menos de 0,1 segundos.

A alteração fotocromática pode ocorrer de duas formas, já que o Uvex Variotronic possui um sensor de luminosidade em sua armação, que detecta a luminosidade ambiente e altera a densidade das lentes. Caso necessário, um pequeno botão pode desligar o sistema ou ativá-lo manualmente.

O Variotronic utiliza uma pequena bateria interna recarregável, que proporciona até 50 horas de uso contínuo.

Uvex Variotronic

A nova tecnologia praticamente aposente os modelos esportivos com lentes múltiplas intercambiáveis, já que, num simples piscar de olhos é possível alterar de forma rápida e segura a cor e densidade dos óculos sem a necessidade de se tirá-los do rosto. De acordo com o fabricante, é possível alterações de densidade nas lentes que vão dos  64% (totalmente transparente) 16% (escuros).

Os novos Uvex Variotronic serão disponibilizados inicialmente em dois modelos de óculos, um com duas lentes e outro com uma única lente interiça, ao preço de 299 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização