19 de maio de 2024
Gustavo Veloso comemora vitória na segunda etapa do Tour do Rio - Foto: Divulgação

Português Gustavo Veloso vence a segunda etapa do Tour do Rio 2015

Atleta da equipe Quinta da Lixa foi o mais rápido no percurso entre Angra dos Reis e Valença

O ciclista português Gustavo Veloso mostrou que não ficou abalado com a perda do primeiro lugar ontem (26) e venceu com larga vantagem a segunda etapa do Tour do Rio nesta quinta-feira. O percurso, que foi de Angra dos Reis a Valença, é o maior da competição, com 178,9 quilômetros. O ciclista da equipe Quinta da Lixa terminou o trecho em 4h20m56s. O segundo lugar ficou com o brasileiro Alex Diniz (Carrefour / Funvic / Soul Cycling) e com o resultado é o vice-líder no individual geral. Raul Alarcon, companheiro de equipe de Veloso, ficou em terceiro.

Com o resultado, Gustavo Veloso é o líder na classificação geral. O ciclista destacou a dificuldade da prova, que teve trechos montanhosos. Ele explicou que sua vitória se deu muito pela estratégia adotada por sua equipe, que deu muito trabalho para o espanhol Oscar Sevilla, que tinha vencido a primeira etapa.

“Foi uma etapa muito dura. Logo de início fomos para o ataque, ficamos em um grupo pequeno e o Sevilla teve muito trabalho. E quando eu vi o momento arranquei e segui sozinho, abrindo pouco a pouco os segundos. Toda equipe fez um grande trabalho e conseguimos chegar na frente”, disse Veloso, feliz por vestir a camisa amarela de líder da competição.

“Vestir a camisa amarela é muito bom! Venho há dois anos sendo vice aqui no Tour do Rio, e vestir essa camisa amarela é um dia para comemorar”, disse.

Segundo colocado na etapa, Alex Diniz disse que sua equipe acabou se juntando com os portugueses da Quinta da Lixa para acabar com a hegemonia da EPM-UNE que aconteceu na primeira etapa.

“Hoje teve uma reviravolta. Ontem a equipe colombiana (EPM-UNE) dominou e hoje foi ao contrário. A nossa estratégia era essa e acabou também sendo a dos portugueses. O Sevilla teve que trabalhar muito e acabou perdendo a liderança” disse Diniz, explicando o que aconteceu.

“Os portugueses forçaram muito o ritmo e os colombianos se desgarraram, deixando o Sevilla sozinho. E hoje ninguém ganha corrida sozinho. Ele ficou sozinho, a equipe não conseguiu acompanhar e ele ficou desprotegido”.

Oscar Sevilla chegou apenas em 11o lugar e caiu para sétimo no individual geral por tempo. Atual bicampeão da prova, ele passa a ver o sonho do terceiro título mais distante.

Assim como na primeira etapa, o brasileiro João Pereira Gaspar ficou com a camisa branca com bolas vermelhas de líder de montanha.

A próxima etapa do Tour do Rio acontece amanhã (28). O percurso é novo, passando pela primeira vez em Minas Gerais, e vai de Valença a Rio das Flores, com cerca de 166km.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização