19 de junho de 2024

Empresa cria sistema de lubrificação automática para transmissões de bicicleta

Equipamento eletrônico dispensa, a intervalos pré-programados, lubrificante especial que não atrai sujeira para a corrente

Condição fundamental para o perfeito funcionamento e conservação das transmissões de bicicletas, a correta lubrificação da corrente pode significar a diferença entre uma falha mecânica e um lugar no pódio.

Pensando nisto, a empresa britânica Scottoiler desenvolveu o Cycle S1, um engenhoso sistema de lubrificação automática para correntes de bicicleta.

O Cycle S1pode ser facilmente instalado no quadro da bicicleta
O Cycle S1pode ser facilmente instalado no quadro da bicicleta

Com o advento das provas do tipo ultramaratona, a necessidade de lubrificação constante da corrente devido às condições climáticas demanda por soluções que vão desde os lubrificantes de uso contínuo (que limpam e lubrificam ao mesmo tempo) a dispensers de óleo feitos com seringas descartáveis e mangueiras plásticas.

O desafio encontrado pelos designers do Cycle S1 era desenvolver um produto que lubrificasse de forma eficiente e sem desperdício e que não tivesse o principal defeito de acessórios desse tipo: não acumular sujeira nem detritos na corrente.

Alimentado por duas baterias AA, o Cycle S1 possui um temporizador que envia, a intervalos pré-programados, um lubrificante especial para acorrente da bicicleta através de um spray instalado na polia do câmbio traseiro. Esta solução, segundo a Scottoiler, faz com que as forças centrífugas forcem o lubrificante diretamente para dentro dos elos da corrente.

A mangueira de lubrificação pode ser roteada internamente em alguns modelos de quadro
A mangueira de lubrificação pode ser roteada internamente em alguns modelos de quadro

Cinco ajustes pré-programados permitem a lubrificação periódica, sendo que o menor intervalo é a cada 30 segundos e o maior a cada 150. Um acelerômetro de três eixos faz com que a lubrificação só ocorra com a bicicleta em movimento.

De acordo com a Scottoiler, a vida útil das baterias é de até 200 horas (no intervalo de lubrificação de 30 segundos). A capacidade do reservatório do lubrificante é de 38ml, suficiente para até 52 horas de pedalada. O sistema completo pesa 210 gramas, com o óleo e a bateria e é a prova de água e de choque.

A capacidade do reservatório de lubrificante do Cycle S1 é de 38ml, suficiente para até 52 horas de pedalada
A capacidade do reservatório de lubrificante do Cycle S1 é de 38ml, suficiente para até 52 horas de pedalada

Lubrificante – Embora em tese o Cycle S1 possa funcionar com qualquer lubrificante, o uso de lubrificante comuns pode fazer com que estes atraiam detritos e sujeira, prejudicando sua eficiência.

Para evitar este problema, a Scottoiler desenvolveu o lubrificante Ultimate Bike Solution (UBS), um lubrificante com características únicas. Além de não acumular detritos, o UBS é biodegradável e solúvel em água, dispensando o uso de produtos específicos para limpeza.

Para viabilizar a produção comercial do Cycle S1, a Scottoiler deu início a uma campanha de financiamento coletivo através do site de crowdfunding Kickstarter, onde o equipamento pode ser adquirido por 129 libras (cerca de 720 reais).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização