17 de maio de 2024
Foto: Brian Harrold / PinkBike

Fox Racing desenvolve novo sistema de amortecimento eletrônico automático

Novo Fox Live utiliza sensores com acelerômetros em diversos pontos da bicicleta para ajustar os amortecedores de forma automática, de acordo com as condições de pilotagem e do terreno

Um dos maiores nomes em amortecedores para bicicletas, a Fox Racing, está desenvolvendo um novo sistema de amortecimento com acionamento eletrônico denominado Live Valve.

Foto: Brian Harrold / PinkBike
Foto: Brian Harrold / PinkBike

O novo Live Valve vai muito além de um mero sistema de bloqueio remoto com acionamento eletrônico, como é o caso do atual amortecedor Fox iRD que equipa as Scott Spark 700 Di2, onde a decisão sobre o comportamento do amortecedor ainda recai sobre o ciclista.

Assim como no concorrente RockShox e:i Shock, uma série de acelerômetros instalados em diversos pontos do quadro e do amortecedor dianteiro permitem ao Live Valve interpretar as condições do terreno e estilo de pilotagem e regular a suspensão de forma totalmente automática, maximizando a performance e a eficiência da pedalada.

Acelerômetros instalados no quadro e no garfo interpretam as condições do terreno - Foto: Fox Racing Shox
Acelerômetros instalados no quadro e no garfo interpretam as condições do terreno – Foto: Fox Racing Shox

Ao contrário dos amortecedores iRD, onde o ciclista pode escolher através do controle remoto três tipos de amortecimento (Totalmente aberto, meio curso e travado), este recurso inexiste no Live Valve.

A posição padrão do amortecedor é travada. Quando o sistema detecta alguma irregularidade no terreno, automaticamente faz os ajustes necessários para abrir a suspensão. O Live Valve é capaz de detectar automaticamente uma roda ‘solta’ no ar (durante um salto, por exemplo) e ajustar a suspensão para obter máxima absorção do impacto. De acordo com a Fox, a resposta do amortecedor é de apenas 25 milissegundos.

Quando o sistema detecta alguma irregularidade no terreno, automaticamente faz os ajustes necessários para abrir a suspensão - Foto: Fox Racing Shox
Quando o sistema detecta alguma irregularidade no terreno, automaticamente faz os ajustes necessários para abrir a suspensão – Foto: Fox Racing Shox

Toda operação poderá ser monitorada pelo ciclista através de um display instalado no guidão da bicicleta ou através de um smarthphone, via Bluetooth. Um timer garante que o amortecedor permaneça aberto após o primeiro impacto. Caso o terreno se torne regular, o sistema volta a travar a suspensão.

A unidade central transmite as informações via Bluetooth - Foto: Fox Racing Shox
A unidade central transmite as informações via Bluetooth – Foto: Fox Racing Shox

De acordo com a Fox, o novo sistema de amortecedores eletrônicos Live Valve ainda estão em processo de desenvolvimento e testes, sem data definida para ser lançado comercialmente.

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