29 de fevereiro de 2024

FSA testa protótipo de grupo eletrônico no Tour de France

Grupo transmissor foi visto nas bicicletas do ciclista polonês Michal Kwiatkowski, da equipe Etixx-Quick Step

Conhecida internacionalmente pela alta qualidade de seus componentes para mountain bike e bicicletas de estrada, a FSA (Full Speed Ahead) está entrando no seleto time de fabricantes de grupos transmissores eletrônicos.

Nesta terça-feira (21), segundo e último dia de descanso do Tour de France, um protótipo do novo grupo eletrônico da marca foi visto nas bicicletas do polonês Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep) e da equipe Tinkoff-Saxo.

Não é nenhum segredo que a FSA esteja desenvolvendo grupos transmissores eletrônicos para bicicletas de estrada desde 2008, mas é a primeira vez que um modelo é visto e testado em público.

Oficialmente o fabricante não deu maiores detalhes a respeito, mas alguns detalhes não puderam deixar de serem notados nas fotos.

Embora um cabo seja claramente visto conectado ao câmbio traseiro ao interior do quadro, o mesmo não existe nos passadores, o que sugere que a FSA tenha optado por um modelo wireless. Neste caso, o cabo conectaria os câmbios apenas a uma bateria interna
Embora um cabo seja claramente visto conectado ao câmbio traseiro ao interior do quadro, o mesmo não existe nos passadores, o que sugere que a FSA tenha optado por um modelo wireless. Neste caso, o cabo conectaria os câmbios apenas a uma bateria interna

Embora existam cabos ligando os câmbios ao interior do quadro, a inexistência dos mesmos nos passadores de marcha sugere que o grupo possa ser do tipo wireless, como no modelo de sua concorrente SRAM. Neste caso, os cabos que saem dos câmbios podem ligá-los a uma bateria localizada internamente ao quadro.

Se forma similar ao grupo Shimano Di2, a FSA utiliza dois botões de acionamento para cada câmbio
Se forma similar ao grupo Shimano Di2, a FSA utiliza dois botões de acionamento para cada câmbio

Já os passadores, de forma similar ao grupo Di2 da Shimano, possuem dois botões de acionamento para cada câmbio. Até o presente momento, não há maiores detalhes sobre seu processo de funcionamento, como por exemplo, se o mesmo oferecerá a opção de múltiplas trocas de marcha mantendo os dedos pressionados nos botões.

De acordo com a FSA, o novo grupo eletrônico será apresentado oficialmente na Eurobike, a maior feira de bikes da Europa, na Alemanha, no próximo mês.

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