5 de maio de 2024
Diogo Sclebin - Foto: Divulgação / Shimano

Jogos Pan-Americanos 2015: Shimano tem Diogo Sclebin como melhor brasileiro no triatlo

Fim de semana também contou com a participação de Renato Rezende no BMX, Isabella Lacerda e Luiz Henrique Cocuzzi no mountain bike. No Brasil, Jady Malavazzi e Sabrina Gobbo são campeãs

As atenções do mundo esportivo neste fim de semana estavam voltadas para Toronto, no Canadá, onde estão sendo disputados os Jogos Pan-Americanos 2015. Representando a delegação do Brasil e o Shimano Sports Team no triatlo, neste domingo (12), o carioca Diogo Sclebin (Team Bravo/Shimano) terminou em 15º e foi o melhor brasileiro, vencendo o percurso de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h50min24s, menos de dois minutos atrás do vencedor, o mexicano Crisanto Grajales (1h48min58s).

Também no domingo, a mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano), ciclista número 2 do mountain bike brasileiro (29ª no ranking mundial), fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos no mountain bike – modalidade cross country – e cruzou a linha de chegada na sexta colocação, com o tempo de 1h35min46s, três minutos depois da norte-americana Erin Huck, terceira colocada e medalhista de bronze. A canadense Emily Batty venceu a prova (1h27min13s).

“Fiquei satisfeita com meu rendimento, principalmente por ter conseguido fazer uma prova sem erros. Larguei bem, mantendo-me entre as cinco primeiras colocadas, mas na segunda volta senti demais o ritmo e perdi algumas posições. A partir de então, passei a fazer uma prova de recuperação. Estou muito feliz por ter representado o Brasil em uma competição tão importante”, disse Isabella.

Luiz Henrique Cocuzzi - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Luiz Henrique Cocuzzi – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Na prova masculina de cross country, Luiz Henrique Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) também competiu pela primeira vez em um Pan. Estreando em sua bike o XTR Di2, grupo eletrônico para mountain bike da Shimano, Cocuzzi ficou em 16º, com o tempo de 1h44min49s. A medalha de ouro foi conquistada pelo canadense Raphael Gagné (1h31min14s).

Renato Rezende – O carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano), ciclista número 1 do Brasil no BMX e sexto colocado no ranking mundial, fez o sexto tempo na primeira bateria das semifinais e não se classificou para a final da modalidade, no sábado (11). Atual campeão pan-americano de BMX, Renato admitiu o baque pelo resultado, mas já começou a pensar no Rio 2016, seu principal objetivo.

“Infelizmente, não consegui o resultado que eu e todos esperavam. Mesmo sabendo que o BMX é uma modalidade muito imprevisível, fiquei triste. Gostaria de agradecer a torcida dos brasileiros e dizer que nunca vou abandonar o sonho da medalha olímpica. Agora é levantar a cabeça, porque em menos de uma semana eu embarco para a Bélgica, onde disputarei o Campeonato Mundial”, afirmou Renato.

Jady Malavazzi no alto do pódio - Foto: divulgação / Shimano
Jady Malavazzi no alto do pódio – Foto: divulgação / Shimano

Jady Malavazzi campeã – O Shimano Sports Team teve motivos para celebrar neste fim de semana. Jady Malavazzi (Vemex/Shimano) foi campeã nas provas de contrarrelógio e de resistência da Copa Brasil de Paraciclismo, em Penha (SC). As vitórias na principal competição do calendário nacional antecedem a viagem de Jady para a Europa, onde a ciclista disputará a Copa do Mundo, na Alemanha, e o Mundial, na Suíça. Logo em seguida, Jady representa o Brasil no Parapan-Americano.

Sabrina Gobbo no topo do pódio - Foto: divulgação / Shimano
Sabrina Gobbo no topo do pódio – Foto: divulgação / Shimano

Sabrina Gobbo vence XTerra de novo – A paulista Sabrina Gobbo (Trek/Shimano/Pearl Izumi) manteve o aproveitamento de 100% no XTerra. No sábado (11), na etapa Cerrado, em Brasília, a triatleta conquistou mais uma vitória, a quinta neste ano, repetindo o feito de todas as etapas anteriores: Costa Verde 1, Paraty, Ilhabela e Mineração. Sabrina venceu em 2h36min27s o percurso com 1 km de natação, 26,5 km de mountain bike e 6,7 km de corrida em trilhas.

“Saí da água na quarta colocação, mas logo no começo do trecho de bike consegui me recuperar e ultrapassar duas concorrentes. Mais ou menos no km 8 do MTB, comecei a abrir uma boa distância em relação às outras atletas”, resumiu Sabrina, que terminou a competição cerca de 15 minutos na frente da segunda colocada, Vanessa Bley.

Bernardo Cruz – O mineiro Bernardo Cruz, ciclista número 1 do downhill brasileiro (57º no ranking mundial), terminou em 18º lugar a Copa Europeia de Downhill, realizada neste fim de semana em Les Deux Alpes, na França.​

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização