6 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação / Shimano

Atleta top 15 do mundo no BMX busca medalha para o Brasil no Pan

Renato Rezende é um dos favoritos ao pódio do BMX dos Jogos de Toronto, cuja fase final será neste sábado (11)

Uma das principais esperanças de medalha da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, é o carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano). O tricampeão brasileiro de BMX, 11º colocado no ranking mundial, é apontado como um dos favoritos da modalidade no Pan. Nesta sexta (10), Renato se classificou para as quartas de final, com o sétimo tempo no treino classificatório (37s410), e voltará à pista neste sábado (11) para buscar uma medalha, ao lado do outro brasileiro, Anderson Ezequiel, também classificado. Apesar do momento ascendente, que inclui o título pan-americano de BMX, conquistado no fim de maio, Renato faz questão de descartar qualquer tipo de favoritismo.

“No esporte nunca é possível garantir uma medalha, até porque isso é, de certa forma, um desrespeito com os adversários, que também estão treinando pesado e buscando a superação de seus resultados. No BMX é ainda mais difícil falar em favoritismo, porque há muitos fatores aleatórios que influenciam o resultado final, como as quedas, o timing da largada e até o traçado dos oponentes na pista”, afirma Renato, medalhista pelo Brasil nos Jogos Sul-Americanos do Chile, em 2014.

Esta é a segunda participação do carioca em Jogos Pan-Americanos. Há quatro anos, em Guadalajara (México), Renato obteve a quinta colocação, terminando a competição de BMX como o melhor brasileiro. Hoje mais experiente e em plena forma, Renato acredita que seus principais adversários na briga por uma medalha serão os norte-americanos e os canadenses.

“Eu e minha comissão técnica fizemos o melhor na preparação para os Jogos, e isso me traz tranquilidade. Mesmo assim, pela grandeza do evento, e pelo fato de ser uma espécie de teste para a Olimpíada, a pressão é grande. Espero poder lidar com ela da melhor maneira e transformá-la em motivação para conseguir um bom resultado”, diz Renato, também confiante em seu equipamento. “Antes mesmo de me tornar um atleta patrocinado eu já usava as peças da Shimano, assim como todo ciclista de alto nível. Sempre usei toda a linha DXR, porque é o melhor conjunto pra BMX que eu conheço, sem falar na sapatilha Custom Fit XC90, que é moldada no pé”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização