21 de abril de 2024

Líder mundial em amortecedores automotivos aposta no mercado de MTB

Novo amortecedores da marca sueca Öhlins serão componentes de série das bicicletas Specialized Enduro e Demo 2016

De olho no disputado mercado de componentes para ciclismo, a Öhlins, líder número 1 na fabricação de amortecedores automotivos, está apostando suas fichas no desenvolvimento de suspensões para bicicletas.

Produzir amortecedores para mountain bikes não nenhuma novidade para a marca sueca que, desde 2014 fornece o modelo TTX para as bicicletas ‘gravitacionais’ Demo e Enduro EVO da Specialized, que necessitava de um amortecedor que proporcionasse o controle, desempenho e recursos de ajuste que os pilotos de DH da equipe patrocinada pela marca exigiam.

Amortecedor TTX22M
Amortecedor TTX22M

Para 2016, a parceria será ampliada, com a utilização de um novo modelo de amortecedor a ar, o STX22, que será o componente de série das Specialized Enduro.

Assim como no modelo TTX, o novo STX22 conta com regulagens de compressão a alta e a baixa velocidade, assim como retorno. Uma câmara reserva de óleo permite que a suspensão trabalhe com extrema fluidez, mesmo sob severas condições de uso.

Quadro da Specialized Enduro S-Works, com amortecedor Öhlins
Quadro da Specialized Enduro S-Works, com amortecedor Öhlins

Durante a apresentação à imprensa, foi mencionada ainda uma terceira câmara, pneumática, cuja função concreta não havia sido especificada. Pelas imagens dá para perceber que existem duas válvulas de ar.

Garfo Fox 40 customizado com o cartucho de ar STX22
Garfo Fox 40 customizado com o cartucho de ar STX22

A Öhlins também investe sua tecnologia em amortecedores dianteiros. Além de produzir cartuchos de ar customizados para os garfos Fox 40 e Rockshox Boxxer, nos últimos meses, vários atletas tem sido vistos nas etapas da Copa do Mundo utilizando um protótipo de garfo de suspensão da marca sueca, ainda que poucos detalhes sobre as mesmas tenham sido divulgados.

Experiência – A companhia sueca de suspensões Öhlins tem se mantido no auge do desempenho em nível mundial desde sua fundação em 1976, tendo conquistado seu primeiro título mundial apenas dois anos após esta data.

Öhlins

Entre os parceiros de desenvolvimento da Öhlins, encontram-se a Lotus, a Ducati e a Lamborghini, todas detentoras de vitórias em campeonatos que variam entre Moto GP, Le Mans e off-road.

Linha Specialized Enduro 2016

Specialized Enduro S-Works
Specialized Enduro S-Works

Para 2016, o novo amortecedor a ar Öhlins STX22 será o componente de série dos modelos Specialized Enduro S-Works e Enduro Expert Carbon, tanto nas versões com rodas 27.5″ quanto nas 29ers.

Specialized Enduro Expert Carbon
Specialized Enduro Expert Carbon

Já o modelo Enduro Expert Evo utilizará o amortecedor Öhlins TTX (de mola).

Specialized Enduro Expert Evo
Specialized Enduro Expert Evo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização