5 de maio de 2024

A batalha entre um campeão olímpico de ciclismo de pista e uma torradeira

Robert Forstemann é desafiado a gerar, pedalando, energia suficiente para tostar uma fatia de pão. Será que ele consegue?

Embora pareça uma tarefa simples e corriqueira realizada todas as manhãs por muitas pessoas, a energia necessária para tostar uma simples fatia de pão branco em uma torradeira demanda uma grande quantidade de energia.

Para se ter uma ideia, o esforço para gerar energia suficiente para a torradeira funcionar é capaz de deixar um campeão olímpico de ciclismo de pista em total exaustão.

Para comprovar isto, o ciclista alemão e medalhista olímpico Robert Förstemann participou de um experimento coordenado pelo videomaker Nathan Grossman e os engenheiros mecatrônicos Jitin Thomas e Satyajit Bagchi, da Universidade de Estocolmo.

Förstemann, conhecido mundialmente por suas pernas hipertrofiadas com impressionantes 74cm de diâmetro, utilizou uma bicicleta estática com um dínamo interno, que atuou como gerador de energia elétrica para uma torradeira de 700 watts.

Antes do desafio, os produtores informaram a Forstemann que a torradeira iria ejetar a fatia de pão no momento em que ele parasse de pedalar, ou seja, o atleta deveria gerar energia suficiente para que a fatia de pão ficasse tostada antes que isto ocorresse.

Após um breve período de aquecimento, a fatia de pão foi introduzida na torradeira, dando início ao teste. Förstemann manteve uma constante de 50km/h, necessária para manter uma média de 700w de energia gerada. Durante o teste, a bicicleta simulou uma inclinação de 40º, fazendo com que a frequência cardíaca do atleta se mantivesse próxima aos 173 batimentos por minutos.

Förstemann vai ao chão, completamente exausto: seu esforço gerou apenas 0,021kWh
Förstemann vai ao chão, completamente exausto: seu esforço gerou apenas 0,021kWh

Com pouco mais de um minuto, o atleta se entrega à completa exaustão, desabando ao solo e com a frustrante notícia de que, apesar de seu esforço sobre-humano, mal conseguiu gerar míseros 0,021kWh, insuficientes para tostar a fatia de pão corretamente.

Förstemanns bem que tentou, mas a fatia não ficou tostada por igual
Förstemanns bem que tentou, mas a fatia não ficou tostada por igual

O resultado do desafio surpreendeu o próprio Förstemann : “Nunca pude imaginar que uma simples torradeira consumisse tanta energia. Que loucura!”

O resultado do teste demonstra não apenas a grande quantidade de energia necessária para o funcionamento de alguns itens corriqueiros em nosso dia-a-dia, mas também a eficiência da bicicleta em relação aos demais meios de transporte.

Segundo os pesquisadores, seriam necessários 18 ‘Förstemanns’ para gerar energia suficiente para movimentar um automóvel e nada menos que 43.000 campeões olímpicos para fazer um avião decolar.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização