22 de abril de 2024

Specialized reformula sua linha de bicicletas Stumpjumper FSR

Novos modelos virão com nova geometria, suspensão traseira reformulada e sistema de armazenamento SWAT no interior do quadro, além de três opções de montagem de rodas

A linha de bicicletas Stumpjumper da norte-americana Specialized faz parte do catálogo da marca desde 1981, quando tornou-se a primeira bicicleta mountain bike produzida em série em todo o mundo.

Nestes 34 anos o modelo sofreu diversas transformações estruturais e de design, mas sempre mantendo o padrão de excelência imposto pelo fundador da marca, Mike Sinyard. Não obstante, a Stumpjumper tem sido utilizada por campeões de MTB como os lendários Christoph Sauser e Ned Overend.

Para 2016, a Specialized realizou um esforço extra para manter a ‘Stumpies’ FSR como objeto de desejo da maioria dos mountain bikers. Não apenas reformulou sua geometria e sua suspensão traseira, como também levou ao extremo o conceito da tecnologia SWAT de armazenagem da acessórios, que agora podem ser armazenados no interior do tubo do quadro. E como se isto não fosse o suficiente, as novas Stumpjumpers serão comercializadas em três tamanhos de rodas diferentes: 27.5″, 29″ e 27.5+.

Três formatos de rodas e nova geometria – A nova Specialized Stumpjumper 2016 será oferecida em três versões de rodas distintas. Além dos já conhecidos modelos 27.5 e 29 polegadas, teremos também a opção de escolher o formato 27.5+, chamado pela Specialized de 6Fattie. Trata-se de um quadro com geometria similar ao do modelo 29er, mas com amortecedor dianteiro e stays do triângulo traseiro capazes de abrigar rodas 27.5″ montadas com pneus com até 3.0 polegadas de largura.

Tanto o modelo 29″ quanto a 6Fattie utilizam um ângulo da caixa de direção de 67,5º, stays com 437mm (um tanto quanto curtos para uma bike com esta geometria) e curso de amortecimento de 135mm.

Já o modelo 27.5″ virá com curso de amortecimento maior (150mm), ideal para circuitos mais técnicos. O ângulo da caixa de direção é de 60º e os stays possuem o comprimento de 420mm, medida bastante próxima ao utilizado pelos ‘ultrapassados’ quadros de 26 polegadas. Uma volta ao passado?

Suspensão traseira aperfeiçoada – Além dos stays mais curtos, a balança traseira da suspensão recebeu outras reformulações. A mais notável a primeira vista é a ausência do apoio da suspensão no tubo do selim. Isto não apenas aumenta a rigidez estrutural do conjunto da suspensão, como também aumenta a compatibilidade com uma grande variedade de canotes de selim, incluindo os modelos telescópicos, acessório de grande utilidade em bicicletas de trail e all mountain.

Specialized Stumpjumper

O conjunto utilizará o novo amortecedor Fox RX Trail Tune, que possui ajustes de volume de ar, retorno e compressão e foi desenvolvido especificamente para a nova Stumpjumper.

SWAT – A tecnologia SWAT (Storage, Water, Air, Tools) ou Armazenamento, Água, Ar e Ferramentas foi criado há alguns anos pela Specialized para proporcionar uma maior integração entre ciclistas e equipamentos, ao armazenar na própria bicicleta itens como ferramentas e outros acessórios de maneira organizada, em locais de fácil acesso sem prejudicar a aerodinâmica da mesma.

Este conceito foi levado ao extremo na nova Stumpjumper FSR 2016. Para isto, foi criado um novo compartimento no interior do tubo inferior do triângulo principal do quadro, capaz de armazenar ferramentas, câmara de ar e até mesmo um agasalho corta-vento, caso necessário. O compartimento é acessado ao puxar o porta-caramanhola. Resta saber se o novo compartimento não irá afetar negativamente a rigidez estrutural do quadro.

Specialized Stumpjumper 2016

Além do compartimento oculto no downtube, a Stumpjumper 2016 possui ainda, na parte inferior do top tube, próximo à conexão com o amortecedor traseiro, um espaço para armazenagem de um jogo de ferramentas, de forma a permitir ao ciclista não precisar carregar mais nada em seus bolsos ou mochila.

Modelos disponíveis – Além das opções de formatos de roda, a nova linha Stumpjumper FSR será disponibilizada em uma ampla variedade de modelos, com quadros em fibra de carbono e liga de alumínio. Todos os modelos serão equipados com o novo canote de selimn telescópico Specialized Command Post IRcc, que além das três posições de uso convencionais possui micro ajuste para até 10 pontos.

Os modelos 27.5″ serão equipados com amortecedores dianteiros de 150mm, enquanto que as 29 e o modelo 6Fattie terá 140mm.

O modelo topo de linha, a S-Works, será configurada a partir de um quadro de fibra de carbono FACT 11m, montado com amortecedor dianteiro RockShox Pike RCT3, amortecedor traseiro Fox Float shock, grupo SRAM XX1 e freios Shimano XTR Trail. Rodas de carbono Roval Traverse SL completam o conjunto.

Logo abaixo teremos o modelo FSR Expert, também com quadro de carbono FACT 9m, amortecedor dianteiro Pike RC, grupo transmissor SRAM X1 e freios Shimano XT.

Stumpjumper FSR Expert
Stumpjumper FSR Expert

O modelo FSR Elite é o topo de linha com quadro em alumínio. Assim como no modelo anterior, é equipada com amortecedor RockShox Pike RC, além de grupo SRAM X1 group e freios Shimano SLX.

Stumpjumper FSR Expert
Stumpjumper FSR Expert

A FSR Comp Carbon vem equipada com amortecedor dianteiro RockShox Revelation RC3 e um grupo Shimano SLX/XT de 2 x 10 velocidades, com freios Shimano Deore. Na base da linha, temos a FSR Comp, com quadro de alumínio e grupo SRAM X7/X9.

Stumpjumper 6 Fatty – Além dos modelos disponíveis nas medidas de rodas 27.5 e 29 polegadas, um outro modelo de Stumpjumper promete cair no gosto de quem prefere se aventurar em trilhas mais radicais. Trata-se da Stumpjumper 27.5+, ou como a Specialized prefere chamar, 6Fattie.

Na prática, trata-se de uma Stumpjumper 29″, com o triângulo traseiro alargado para poder acomodar rodas 27.5 polegadas montadas em pneus de 3.0 polegadas de largura. Esta combinação deixa o diâmetro total da roda muito próximo ao das rodas aro 29″ montadas em pneus convencionais.

Para aumentar a rigidez das rodas, foi utilizado o novo padrão de eixo traseiro SRAM Boost 148, em combinação com o novo amortecedor Fox 34 e eixo dianteiro de 110mm.

O novo modelo virá equipado com os novos pneus Ground Control and Purgatory de 3.0″ de largura.

Preços

Modelo GBP£ US$ AUD$
Comp 29/650b 2,200 TBC 4,000
Comp Carbon 29/650b 3,000 TBC 5,500
Elite 29/650b 3,500 TBC 5,800
Expert Carbon 29/650b 4,500 TBC 8,000
S-Works 29/650b 6,500 TBC 12,000
Comp 6Fattie 2,500 TBC 4,500
Comp Carbon 6Fattie 3,500 TBC 6,000
Expert Carbon 6Fattie 4,800 TBC 8,500
S-Works 6Fattie 6,500 TBC 12,000
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